Nordeste

ACM Neto anuncia ampliação de testagem, inquérito epidemiológico e criação de painel de monitoramento da Covid-19

Além disso, prefeito de Salvador encerrou medidas restritivas em todos os bairros da capital e assinou projetos de lei do Salvador Por Todos e da regulamentação da Lei Aldir Blanc

25/09/2020


Na imagem o prefeito de Salvador ACM Neto

O prefeito de Salvador ACM Neto anunciou várias medidas com relação à pandemia da Covid-19 em Salvador, nesta sexta-feira (25). Entre os anúncios estão: ampliação da testagem, criação de um painel do coronavírus e de inquérito epidemiológico para monitorar a situação da doença na capital baiana.

Além disso, Neto encerrou as medidas restritivas nos bairros de Águas Claras, Nordeste de Amaralina e Santa Cruz, que ainda estavam com protocolos para o comércio. O prefeito também assinou a sanção dos projetos de lei do Salvador Por Todos e da regulamentação da Lei Aldir Blanc.

Ampliação da testagem
A partir da próxima semana, Salvador terá ampliação na testagem do novo coronavírus. O serviço será feito em 24 unidades de saúde da capital, em todos os 12 distritos sanitários, sendo duas unidades de saúde por distrito.

O pré-requisito para a realização dos testes é o paciente ter sintomas da Covid-19. Com isso, é necessário que a pessoa procure qualquer posto de saúde, que ela será encaminhada para uma das unidades básicas de saúde (UBS) ou uma das unidades de saúde da família (USF) que fazem o teste.

Inquérito epidemiológico
A medida de criação do inquérito epidemiológico foi estabelecida para que o município tenha uma noção mais próxima do alcance da pandemia na capital.

Segundo o prefeito, os números demonstram a quantidade de casos positivos, de internamentos e óbitos, mas não registram, necessariamente, as pessoas que foram/estão assintomáticas, nem as que tiveram/têm sintomas muito leves e não sabiam/sabem que estão com o coronavírus.

Esse inquérito vai servir de base para saber o percentual da população soteropolitana que já teve a doença e como está o caminho para a chamada imunidade coletiva.

O teste será feito em uma metodologia por análise de quatro soro inquéritos, que são as etapas de testagem. Em cada uma dessas etapas, três mil domicílios serão visitados e uma pessoa de cada domicílio será testada.

No caso das casas que tiverem uma pessoa infectada, com base na análise, todos os moradores serão testados também.

O inquérito será feito nos 12 distritos sanitários de Salvador. Em cada um deles, serão sorteadas 50 ruas, totalizando 600 ruas sorteadas. Em cada uma das ruas, cinco domicílios serão sorteados, totalizando assim, três mil domicílios.

Painel de monitoramento
O prefeito também anunciou a criação do painel de monitoramento da Covid-19, onde a população, os órgãos de saúde e a imprensa vão poder acompanhar a evolução da doença na capital.

Pelo site painel.covid19br.org/salvador, é possível acompanhar as informações de casos, internamentos e mortes pelo coronavírus.

No painel é possível acompanhar as informações por bairros, por regiões da cidade, distribuição por idade, gênero, etc. O sistema foi criado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Fim das restrições nos bairros
Neto também falou sobre a queda de números de casos positivos nos bairros de Águas Claras, Nordeste de Amaralina e Santa Cruz, que ainda estavam com as medidas restritivas de funcionamento das atividades.

Essa é a primeira vez que Salvador tem bairros sem restrições de atividades comerciais desde que a prefeitura deu início às medidas de prevenção da Covid-19.

Apesar disso, o prefeito informou que a testagem, distribuição de máscara e higienização das ruas, que estavam atreladas às medidas restritivas nos bairros, seguirão normalmente.

Assinatura de Projetos de Lei
ACM Neto também assinou as sanções de dois projetos de lei que foram aprovados pela Câmara de Vereadores. O primeiro é o que prevê a prorrogação do pagamento do auxilio Salvador Por Todos e distribuição de cestas básicas por quanto tempo a prefeitura achar necessário.

A próxima parcela será paga a partir de 2 de outubro. Nos próximos dias será divulgado cronograma com datas e letras dos beneficiários.

Além disso, Neto assinou também a sanção do PL que regulamenta a Lei Aldir Blanc, para dar apoio a diversos segmentos da cultura de Salvador, um dos setores mais afetados pela pandemia.

Com isso, a Fundação Gregório de Mattos está autorizada a publicar, por exemplo, a liberação de recursos e editais. As informações são do G1 Bahia.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.