POLÍTICA

Alcolumbre protocola requerimento e convida Guedes a se explicar no Senado sobre acusação de que parlamentares ‘cometeram crime contra o país’

Um grupo de parlamentares decidiu que vão convidar o ministro da Economia Paulo Guedes para se explicar no Senado sobre as declarações dadas à imprensa de que senadores “teriam cometido um crime contra o país” após votação polêmica do veto do presidente Jair Bolsonaro à concessão, até 2021, de reajustes salariais a servidores públicos.

De acordo com o senador Major Olímpio (PSL-SP), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), apresentou um requerimento de autoria própria com convite para Guedes dar explicações. A informação é do portal Poder 360.

O requerimento deverá ser votado na próxima terça-feira (25). Por se tratar de convite e não de convocação, o ministro não é obrigado a comparecer.

Entenda

Na noite da última quarta-feira (19), senadores decidiram declarar veto ao presidente Jair Bolsonaro sobre a possibilidade de servidores públicos terem reajuste salarial até o fim de 2021.

O congelamento dos salários dos servidores até o fim do ano que vem foi estabelecido pelo pacote de socorro aos Estados e, posteriormente, a Câmara, durante sessão, anulou e manteve bloqueado os reajustes.

Na saída do Planalto, ao saber do resultado da votação do Senado, Guedes afirmou que os senadores teriam cometido “um crime contra o Brasil”.

“Colocamos muito recurso na crise da saúde, e o Senado deu um sinal muito ruim permitindo que justamente recursos que foram para a crise da saúde possam se transformar em aumento de salário. […] Pegar dinheiro de saúde e permitir que se transforme em aumento de salário para o funcionalismo é um crime contra o país”, declarou o ministro na ocasião.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp