Brasil

AMAPÁ: incêndio na principal subestação de energia do estado atingiu transformadores e não havia peças de reposição

07/11/2020


O estado do Amapá enfrenta um apagão de grandes proporções no fornecimento de energia elétrica desde a noite de terça-feira (03/11), que atinge 13 dos 16 municípios do estado e 89% de sua população.

A falta de eletricidade afetou o abastecimento de água, os sistemas de telefonia fixa e móvel, o acesso à internet e o funcionamento dos postos de gasolina. Há longas filas para obter água e para comprar gelo e combustível nos estabelecimentos que contam com geradores. Caixas eletrônicos e máquinas de cartão não funcionam e, nos hospitais, o fornecimento é garantido por geradores a diesel.

O problema começou com um incêndio na principal subestação de energia do estado, na zona norte de Macapá, durante uma forte chuva com raios. As chamas destruíram um dos transformadores do local e atingiram um segundo transformador que ficava próximo. Um terceiro transformador está fora de funcionamento desde dezembro de 2019.

Apenas as cidades amapaenses de Oiapoque, no extremo norte e que faz fronteira com a Guiana Francesa, e Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no sul, não foram atingidas pelo apagão, pois têm fornecimento de eletricidade isolado do resto do estado.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.