Internacional

Antônio Costa, Marcelo Rebelo ,  João Lourenço e presidente de Cabo Verde discutem novos negócios e estratégias na CE-CPLP, no Porto

16/11/2019


Por Walter Santos

O primeiro ministro de Portugal, Antonio Costa, recentemente reeleito, o presidente português, Marcelo Rebelo, bem como o presidente de Angola, João Lourenço e o presidente de Cabo Verde e da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, entre outros, estão confirmados na reunião de cúpula da Comunidade dos Paises de Lingua Portuguesa, em Porto/Portugal, em dezembro, para acertar novas estratégias de negócios na lusofonia em meio a movimentos econômicos americanos, europeus, chineses, etc.

O quórum qualificado da 2ª Conferência Econômica do Mercado da CPLP a partir do próximo dia 3 de dezembro, no Super Bock Arena (Pavilhão Rosa Mota), na cidade do Porto servirá para definição de novos projetos econômicos e negócios entre países de lingua portuguesa enquanto a economia global exige novas articulações.

De acordo com a organização,  “a iniciativa do encontro decorre no âmbito das comemorações dos 15 anos da CE-CPLP e tem como missão abordar importantes temas como a caracterização do mercado e a criação de grupos de trabalho para: Mobilidade, Emigração e Diáspora, Coordenação e Ligação entre os Tribunais Arbitrais e a CPLP, Manual de Ética e de Compliance das Empresas e Energias Renováveis na CPLP”.

Informa ainda que a conferência ” é  uma oportunidade única para contatar com o trabalho desenvolvido pelo futuro da região que compreende os países lusófonos”.

SIGNIFICADO DA CE-CPLP

A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), fundada em Lisboa no dia 4 de Junho de 2004 é uma organização que visa o desenvolvimento e cooperação do empresariado dentro do espaço CPLP.

 A CE-CPLP tem como missão criar uma rota de investimentos dentro dos países-membros da CPLP estimulando a cooperação e parceria entre instituições lusófonas.

Conforme a organização, o objetivo principal da CE-CPLP é facilitar e fortalecer as relações empresariais entre associações e entidades empresariais dos países filiados à Confederação Empresarial da CPLP, incrementando os negócios, importações e exportações nos espaços económicos onde estes países estão inseridos.

BASE EMPRESARIAL DA LUSOFONIA

A Confederação Empresarial da CPLP é reconhecida como o pilar económico e empresarial da CPLP e o seu trabalho foi reconhecido e elogiado pelos chefes de Estado e de Governo da CPLP na X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, com reconhecimento do papel da CE-CPLP na “articulação de ações das entidades públicas e provadas, visando ampliar, aprofundar e facilitar a cooperação económica e empresarial no espaço da CPLP” pelos próprios Chefes de Estado e de Governo da CPLP. Este reconhecimento resultou ainda numa resolução da CPLP sobre a CE-CPLP, que pode ser lida aqui.

OUTRAS MISSÕES

A CE-CPLP faz também parte dos Observadores Consultivos da CPLP para as áreas de “Promoção e Difusão da Língua Portuguesa” e “Economia e Empresariado”, estando a presidir a esta última.

A Confederação apresenta anualmente um Relatório das suas Atividades com propostas e sugestões diversas, ao Conselho de Ministros da CPLP, referente à melhoria do ambiente de negócios e das parcerias publico-privadas para se fazer negócios em língua Portuguesa.

Representam:

9 Países

4 continentes

255 milhões de cidadãos

100 Associados

32 Parceiros

500 Visitas diárias ao portal (em média)

Delegações em todos os Estados-membros


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.