NORDESTE

Anvisa autoriza importação da Sputnik V por estados do Nordeste

247 –

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou há pouco, de modo excepcional e temporário, a importação da Sputnik V por estados do Nordeste. O uso do imunizante será inicialmente restrito.

Participaram da sessão extraordinária da Anvisa os diretores Alex Machado Campos, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan Gomes, Meiruze Sousa Freitas e o presidente Antonio Barra Torres.

“Destaco que fica autorizada a importação excepcional e temporária do seguinte quantitativo, correspondente a doses para imunização de 1% da população nacional, dentro do cronograma enviado pelo Ministério da Saúde: 4 milhões de doses”, afirmou Alex Machado Campos.

Os governadores dos estados do Nordeste assinaram  os contratos individuais com o Fundo Soberano Russo para a compra de um total de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou para combater a covid-19.

A quantidade de doses é proporcional à população de cada estado, de acordo com o governador do Piauí Wellington Dias (PT). No caso do Maranhão, por exemplo, o governador Flávio Dino (PCdoB) revelou em seu perfil oficial no Twitter ter comprado mais de 4,5 milhões de vacinas.

Ofício

Também hoje, os governadores pediram à Anvisa celeridade e à fase de testes do processo produtivo de insumos farmacêutico ativos – IFAs
que serão utilizados na fabricação da vacina Oxford/Astrazeneca pela Fiocruz, e m máxima urgência no acompanhamento e na
análise, com vistas à potencial aprovação, das fases 1, 2 e 3 de testes do imunizante brasileiro Butanvac.

Ofício Nº -2021. Solicitação. Celeridade na análise do uso de insumos e vacinas. Covid-19. Anvisa.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp