NORDESTE

Bahia chega a 70% dos leitos de UTI ocupados com pacientes infectados pela Covid-19

O Estado da Bahia registra 70% dos leitos de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo – destinados a pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) ocupados. É o que aponta o relatório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgado nesta segunda-feira (20).

Segundo o boletim mais recente divulgado pela pasta, no início da tarde desta segunda-feira (20), a Bahia apresenta 1.341 casos da Covid-19, com 46 mortes. Ao todo, são 158 pacientes internados no estado, sendo que 64 estão em leitos de UTI.

Na avaliação da subsecretária de Saúde, Tereza Paim, é importante que a população permaneça em casa para reduzir o número de óbitos no Estado.

“Hoje, conseguimos ter uma taxa de ocupação em torno de 70%, mas se toda a população resolve sair de casa nós não teremos leitos de UTI. Ficar em casa ajuda a evitar óbitos. O que antes a gente fazia de prevenção, de higiene com as mãos, agora com a máscara, que é uma barreira, nós precisamos continuar mantendo para evitar óbitos”, disse ela.

Ainda reforçando a necessidade de manter o isolamento social, a subsecretaria de Saúde afirma que a taxa de mortalidade entre os pacientes que estão na UTI pode chegar a 50%.

“Entendendo que a mortalidade desses 5% que precisam estar internados [nos leitos de UTI], e a gente chega a 3,4% de mortalidade, muitas vezes a gente chega a 50% de mortos. Se eu tenho uma UTI com 10 pacientes internados, eu posso ter cinco óbitos”, afirmou.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp