BRASIL

Bolsonaro apoia CFM contra proposta de governadores do Nordeste do validar diplomas de médicos

O Presidente Jair Bolsonaro apoia o Dr. Mauro Ribeiro, Presidente do Conselho Federal de Medicina, contra a proposta dos governadores do nordeste de revalidação de diplomas de brasileiros que cursaram medicina no exterior.

Segundo o médico Mauro Ribeiro, não existe nenhuma necessidade, no momento, dessas pessoas (cerca de 15 mil) atuarem na saúde brasileira.

O presidente do conselho federal de medicina, argumentou que, hoje, existem 54 mil acadêmicos de medicina, 26 mil médicos e 3 mil residentes, cadastrados junto ao ministério da saúde para trabalhos voluntários no combate ao Covid-19 no Brasil.

Lembrou ainda, que o último revalida realizado em 2017, levou 2 anos para concluir porque os revalidando entraram com mais de mil ações contra o INEP. Ainda segundo o médico, de aproximadamente quase 8,5 mil inscritos, somente 3% (300) passaram. O revalida é realizado pelo Ministério da Educação através do INEP.

“Fica aqui um apelo ao Ministro da Saúde e ao Ministro da Educação, para que não apoiem esse consórcio de governadores. Ao invés de ficarem fazendo política barata, baseado em argumentos mentirosos, esse governadores deviam garantir pros médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, para os fisioterapeutas, pro pessoal da limpeza, pra todos que nesse momento estão nos hospitais enfrentado essa pandemia, garantir EPIs.” Protestou o médico, Mauro Ribeiro.

No último dia 17 de abril, os governadores do Nordeste, através de carta enviada ao ministro da Saúde, Nelson Teich, pediram a validação do diploma de brasileiros formados no exterior para atuarem no combate ao coronavírus. Os governadores argumentam, que na região do nordeste, através do programa saúde da família, somente 16 mil médicos atuam.

O presidente declarou o apoio através de publicação do depoimento do

médico, Mauro Ribeiro, Presidente do Conselho Federal de Medicina, neste domingo (03/05), em suas redes sociais.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp