BRASIL

BRICS: Chefes de Estado se reúnem no Centro de Eventos do Ceará

Os cinco chefes de estado do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul estão reunidos neste momento no Centro de Eventos do Ceará para a VI Reunião de Cúpula do BRICS. A presidenta Dilma Rousseff chegou ao evento acompanhada do governador Cid Gomes.

Na programação do encontro está a realização da Primeira Sessão Privada de Trabalho e às 12h35 será tirada a fotografia oficial dos chefes de Estado e de Governo participantes. O almoço de trabalho será às 13 horas e a cerimônia de assinatura de atos às 14h45. Às 15 horas acontece a Sessão Plenária da VI Cúpula e, às 16h30, o encerramento da agenda com uma apresentação cultural.

Na VI Cúpula, o BRICS conferirá ênfase à inclusão social e ao desenvolvimento sustentável. Sua discussão será orientada pelo tema “Crescimento inclusivo: soluções sustentáveis”. A Cúpula dará início ao segundo ciclo do BRICS, após cada país membro ter sediado uma reunião de Líderes.

A Cúpula de Fortaleza permitirá aos BRICS mostrar os avanços já alcançados, e dar sequência às discussões com vistas à realização do amplo potencial do grupo. Desde a primeira Cúpula, em 2009, o BRICS tem consolidado seu papel como uma força positiva para a democratização das relações internacionais e para o aprimoramento das instituições de governança internacional existentes. Além disso, o BRICS também tem construído uma sólida parceria, com iniciativas de cooperação entre seus membros em mais de 30 áreas distintas.

Entre outros temas, os mandatários dos BRICS deliberarão sobre o Arranjo Contingente de Reservas (CRA) e sobre o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). O CRA constitui linha de defesa adicional para os países do BRICS em cenários de dificuldades de Balanço de Pagamentos. O NBD financiará projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável.

Em Brasília, no dia 16, ocorrerá reunião de trabalho entre os mandatários dos BRICS e Chefes de Estado e de Governo da América do Sul. O diálogo dos Líderes do BRICS com seus contrapartes sul-americanos se insere na prioridade concedida aos países em desenvolvimento na estratégia de "outreach" do BRICS.

No dia 14, foram realizadas, em Fortaleza, no contexto da Cúpula do BRICS, reunião dos Ministros das Finanças e Presidentes dos Bancos Centrais, reunião dos Ministros do Comércio, reunião de Presidentes de Bancos de Desenvolvimento Nacional, Foro Empresarial e encontro do Conselho Empresarial do BRICS.

O Foro Acadêmico do BRICS foi realizado no Rio de Janeiro, em 18 e 19 de março de 2014, e a reunião do Conselho de Think Tanks foi realizada no Rio de Janeiro, em 17 de março de 2014.

(Governo do Estado do Ceará)


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp