BAHIA

Cachoeira se torna sede do Governo do Estado pelo 9º ano consecutivo

Com direito a honras militares e desfile cívico, o município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, se tornou sede do governo do Estado no sábado (25), pelo 9º ano consecutivo. A cerimônia de transferência foi comandada pelo vice-governador, João Leão (PP). Após passar em revista à tropa, na Praça da Aclamação, Leão presidiu a solenidade.

"Este ato é uma das coisas mais importantes da Bahia, que é um celeiro de tradições. E Cachoeira é uma das cidades que despontam em primeiro lugar. Nos sentimos muito honrados de estar aqui fazendo este trabalho, levando adiante estas tradições para que isto continue", disse o vice-governador, que também participou da Sessão Magna na Câmara Municipal.

Em Cachoeira, no dia 25 de junho de 1822, foi antecipado o Grito do Ipiranga, que resultou na libertação baiana do domínio português, em 2 de Julho do ano seguinte.

Vestidas especialmente para a ocasião, muitas crianças prestigiaram a cerimônia na frente da Câmara Municipal. Entre elas, Gabriel Souza, 13 anos. "Quem vem pra cá [participar dos eventos ao 25 de junho] absorve mais conhecimento para ensinar às futuras gerações". Como de costume, o hino ao 2 de Julho foi executado pela Banda da Polícia Militar da Bahia.

Serviços à população

A exemplo do Te Deum, ato religioso em memória aos que lutaram pela independência, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), marca presença todos os anos no município, para emitir documentos de moradores da região, como RG, CPF, Certidão de Antecedentes Criminais e recadastramento de pensionistas e aposentados. Segundo a coordenadora do serviço itinerante, Neide Barreto, "as pessoas já esperam o SAC Móvel aparecer nesta data, geralmente 25 de junho, aniversário da cidade".

O administrador de empresas, Moisés Pinheiro, levou o filho Bruno, 7 anos, para emitir a primeira carteira de identidade. Ele elogiou a agilidade na expedição do documento. "Este serviço do SAC é sempre bem aproveitado. A gente recebe o documento no ato. Para fazer um documento hoje na cidade demoraria alguns dias para receber". 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp