CEARÁ

Câmeras de segurança já flagraram 500 ocorrências em Fortaleza

Quase quadruplicou o número de flagrantes registrados pelo sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), no Centro da Capital. De janeiro ao último mês de agosto, 497 cenas consideradas “atípicas” foram acompanhadas de forma virtual por servidores do Município. O número é 285% maior que o total de casos registrados no mesmo período de 2014 (129). Entre outras situações, o aparato de 24 equipamentos, que funciona 24 horas por dia, já ajudou a elucidar três homicídios.

“Os suspeitos foram filmados e, com a ajuda das imagens, identificados”, diz a inspetora Arilza da Silva, responsável pelo setor. Duas das mortes aconteceram em março, na Praça dos Leões e na Praça do Ferreira, e uma num comércio próximo ao Paço Municipal, em junho.

Segundo Arilza, toda situação que foge à normalidade ou que demanda atenção, que esteja no alcance das câmeras, é registrada pelos agentes que trabalham na base do videomonitoramento, na sede da GMF, no Rodolfo Teófilo.

Dos flagrantes realizados este ano, 24% (139) são referentes ao uso de drogas, como maconha, crack e cocaína, que são consumidas na região que é considerada uma das mais movimentadas da Cidade. Em segundo lugar estão as pessoas em atitudes suspeitas, com 34 casos. Já as manifestações aparecem em terceiro lugar, com 28 filmagens. Em 2014, os casos mais recorrentes foram consumo de entorpecentes (52) e manifestações (21).

“São situações diversas em que visualizamos as ocorrências e direcionamos nosso efetivo para o local. Um trabalho que também é social. Informamos sobre árvores caídas, buracos que provoquem acidentes e o socorro de enfermos. Uma vez, um homem que passou mal, na Praça do Ferreira, num feriado, quando não havia ninguém no local. Ele foi socorrido porque foi visualizado. Podemos dizer que salvamos aquela vida”, lembra Arilza. 

Conforme O POVO publicou no último dia 28 de setembro, o Centro está incluso na Área Integrada de Segurança (AIS) I, que registrou o maior volume de roubos (706) e furtos (489) no Estado, em agosto. Para além das câmeras, até o fim do ano, a GMF irá instalar duas novas bases fixas no Centro, pertencentes à Inspetoria de Proteção Urbana, para reforçar a vigilância no local. Os equipamentos serão instalados nas praças José de Alencar e Coração de Jesus. Atualmente, já há bases nas praças do Ferreira e dos Leões.

Thiago Paiva
O Povo


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp