Nordeste

Caminhadas, corridas e ciclismo serão liberados no Recife a partir deste sábado (20)

Continuam proibidos na praia o consumo de alimentos e bebidas, aglomerações, esportes coletivos, cadeirinhas, isopor e guarda-sóis

19/06/2020


Imagem meramente ilustrativa - Corrida na Orla do Recife

Folha

Caminhadas, corridas e ciclismo serão liberados a partir deste sábado (20) na praia, parques e nos calçadões do Recife. A liberação foi anunciada pelo Prefeito Geraldo Julio após decreto do Governo de Pernambuco divulgado nesta sexta-feira (19) que deixa a cargo dos municípios a reabertura gradual de praias, parques e calçadões.

Segundo o prefeito do Recife, os indicadores da pandemia mostram que os casos de Covid-19 na capital pernambucana estão em queda e que essa é uma situação diferente do Brasil e de outros municípios de Pernambuco, em que o número de infectados ainda cresce.

“Todas essas conquistas estão sendo frutos do isolamento social feito pelos recifenses. Continua sendo muito importante o uso da máscara, de medidas de higiene e o distanciamento físico passa ser ainda mais importante”, afirmou Geraldo Julio, informando que continuam proibidos na praia o consumo de alimentos e bebidas, aglomerações, esportes coletivos, cadeirinhas, isopor, guarda-sóis ou qualquer infraestrutura que indique permanência.

O prefeito informou ainda que a ciclo faixa de turismo e lazer funcionará neste domingo (21). “Ela volta de uma maneira ampliada, com novas conexões com a ciclo faixa física que já existe na cidade, chegando ao total de 160 km para ser usado pelos recifenses”.

Segundo o secretário municipal de saúde, Jailson Correia, a retomada das atividades liberadas significa um impacto importante para a saúde das pessoas. “A gente sabe do efeito positivo na saúde mental e na saúde do corpo, portanto, esse é um momento importante, mas não significa um retorno à vida normal”, disse. “A moderação e os novos hábitos são fundamentais e essa abertura funciona como um teste, assim como em outras partes do mundo. Se ele der certo e a gente conseguir uma boa adesão aos novos hábitos, a gente pode pensar mais pra frente em manter ou avançar em relação a medidas de reabertura”, finalizou Jailson Correia.

A secretária executiva de esportes do Recife, Yane Marques, contou que uma equipe de profissionais da pasta estará presente nos equipamentos reabertos tirando dúvidas e orientando a população quanto as práticas esportivas liberadas.

“Nós mantivemos o compromisso quando criamos o aplicativo Movimenta Recife, que chegou levando atividade física para a casa de mais de 40 mil pessoas, e agora é hora de continuar seguindo os protocolos”. Afirmou Yane, reforçando que a medicina esportiva tem desenvolvendo estudos e comprovado que uma vida ativa ajuda na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, no fortalecimento do sistema imunológico e respiratório e ajuda a diminuir ansiedade e estresse causados pelo confinamento.

De acordo com Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, que também monitora a pandemia no Recife, com o avanço na liberação de caminhadas, corridas e ciclismo na praia, calçadões e parques, a capital pernambucana passa da fase amarela para a fase laranja do isolamento social.

“O comércio tanto nos parques quanto na orla não está liberado ainda. Isso só vai acontecer quando a gente passar para fases posteriores, mas agora é o momento de se manter ainda na fase laranja e consolidar os dados que mesmo positivos, merecem determinada atenção”, informou Pierre Lucena.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.