Sergipe

Centro de Excelência Atheneu Sergipense inicia comemoração dos 150 anos de fundação

Obliperação do selo comemorativo, no dia 24 de outubro de 2019, marcou o início do sesquicentenário da unidade escolar mais tradicional do estado de Sergipe

05/11/2019


Revista NORDESTE

 

O Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas), entidade responsável por abrigar acervo histórico do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, inicia a programação especial em celebração ao 150º aniversário de fundação do mais tradicional e primeiro estabelecimento de Instrução Pública da Província de Sergipe. Em outubro deste ano, o colégio foi reinaugurado totalmente reformado e modernizado, ato que foi marcado também pela obliperação do selo dos 150 anos do Atheneu Sergipense.

De acordo com a coordenadora do Cemas, professora Eva Siqueira, as atividades comemorativas que acontecem até dezembro de 2020, têm o objetivo de resgatar a memória e importância histórica do Atheneu, mostrando à atual geração de estudantes e à comunidade sergipana a trajetória da unidade escolar.

A instituição de ensino escolar ainda hoje é referência em educação no país, ofertando o Ensino Médio em Tempo Integral – Escola Educa Mais, e ficou conhecida por formar grandes personalidades de Sergipe. É considerada um reduto de intelectuais, confundindo-se a história da Educação com a própria história e crescimento do Estado.

Selo 150 anos

Criado pelo Núcleo de Marketing da Assessoria de Comunicação da Seduc, a construção do Selo Comemorativo dos 150 anos do Centro de Excelência Atheneu Sergipense se deu com base na conservação das cores oficiais da instituição de ensino: azul e vermelho, fortemente utilizadas na identidade visual, seja em seu brasão ou nos fardamentos estudantis. A proposta foi oferecer uma comunicação que ressaltasse elementos já existentes, como o escudo, as cores, o prédio, de modo a uni-los com a tipografia numérica, garantindo assim sua harmonia. O prédio foi reproduzido através de elementos gráficos como forma de fortalecer a memória do povo sergipano acerca de algo tão importante para a educação. A instituição Atheneu Sergipense é parte significativa da memória da educação de Sergipe. O selo é de autoria do publicitário Leonardo Alcântara.

Calendário 2020

No início de dezembro de 2019, o Cemas lançará um calendário festivo no qual vai reunir a biográfica de personalidades ligadas à trajetória educacional e administrativa da escola, representados nos 12 meses do ano de 2020. O evento de lançamento, com data a definir, acontecerá no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, prédio que abrigou as atividades escolares do Atheneu entre 1926 e 1950.

Palestras

Ainda em dezembro deste ano, se entendendo até outubro de 2020, inicia-se o ciclo de palestras e rodas de conversas sobre o Atheneu Sergipense, promovido pelo Cemas. Durante as atividades, que acontecerão na atual sede do colégio, a Comissão dos 150 anos levará personalidades e pesquisadores para debater com estudantes e comunidade externa o trabalho pedagógico e a trajetória educacional da unidade de ensino.

Mostra de práticas

Excelência no Ensino Médio em Tempo Integral, os 150 anos do Atheneu também serão marcados com a mostra das práticas exitosas executadas pelos alunos. Projetos de ciências, que recebem bolsas de iniciação científica, serão expostos durante o evento. Com 910 alunos matriculados, o Atheneu é uma das 41 escolas do programa de fomento ao ensino integral, as quais desenvolvem atividades voltadas à pesquisa e inovação tecnológica, a partir das disciplinas eletivas, ou até mesmo de forma independente.

Livro

A partir de chamada pública, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação do Esporte e da Cultura (Seduc) e Cemas, lançará o edital para a convocação de autores que desejam fazer parte do sesquicentenário do Atheneu, narrando algum fato relacionado à história da instituição de ensino. O título comemorativo será impresso pelos Serviços Gráficos do Estado de Sergipe (Segrase), distribuído pela Editora do Estado de Sergipe (Edise), e também será disponibilizado na versão e-book.

Exposição e show de encerramento

Uma exposição de elementos simbólicos e um show musical marcam o encerramento das comemorações dos 150 anos do Atheneu Sergipense. Na mostra, será exposta a documentação da unidade de ensino do período de 1848 até 1990, organizada e catalogada. Fardas antigas, documentos, materiais de laboratórios, fotografias de ex-diretores, ex-professores, fotografias antigas do colégio, jornais estudantis da década de 1930, entre outros, são alguns dos itens constantes da mostra.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.