Nordeste

Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda renovação da Quarentena em todos os Estados até redução do vírus

01/04/2020


Por Walter Santos

No segundo dia de reuniões e avaliações sobre os efeitos do Coronavirus pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste envolvendo os 9 estados, a coordenação anunciou o primeiro boletim com indicativos de medidas a serem adotadas pelo conjunto de Estados, entre elas renovação da Quarentena enquanto perdurar a disseminação do vírus.

O primeiro boletim é abrangente mas, além de insistir no isolamento das pessoas propõe a proibição de ensino presencial nas escolas e universidades, em eventos esportivos, vendas presenciais no comércio de produtos não essenciais de estabelecimento isolados e em shoppings centers, atividades religiosas em igrejas e templos.

O Comitê Científico defende que é “essencial implementar medidas legais para minimizar os contatos entre as pessoas para interromper a cadeia de contágio do novo coronavirus”.

NOS AEROPORTOS – De acordo com o boletim, há necessidade de implantar postos de saude nos aeroportos e terminais de ônibus para passageiros.

O Comitê apoia ainda todas as ações de apoio material e financeiro às famílias mais necessitadas, moradores de rua, bem como articulação entre as secretarias estaduais e municipais de saúde.

São muitas as articulações no campo da ciência e da multiplicação de tecnologias com conexão internacional para apoiar o comitê.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.