Pernambuco

Em Olinda, Exposição Rogai Por Nós recebe visita do Ministro do Turismo

19/02/2020


Na véspera do Carnaval, em visita ao estado, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o presidente da Embratur, Gilson machado Neto, foram recebidos pelo presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, durante visita a exposição Rogai por Nós, no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), em Olinda. A mostra montada pelo Museu do Homem do Nordeste (Muhne) em parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife revela a importância da religiosidade no Nordeste e ficará em cartaz até julho

“Estar aqui em Olinda, essa cidade de grande potencial turístico e visitar essa exposição só confirma a variedade de riquezas que temos para trabalhar o turismo no Brasil. Vamos nos engajar para dar cada vez mais suporte para a região”, afirmou o ministro, ressaltando que Pernambuco é o terceiro destino mais procurado durante o carnaval, ficando atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.

Sob o olhar atento do ministro, o Frei Rinaldo, diretor do Maspe, e uma equipe do Muhne detalharam a exposição. Marcelo Álvaro passeou por toda a mostra e conheceu as peças do acervo do Muhne e do Maspe, como os ex-votos, datados de 1729, e pinturas que contam as histórias do saque dos holandeses a Igarassu, em 1632. “Trazer o ministro nesta exposição, durante sua agenda voltada para o carnaval de Pernambuco, foi uma forma de mostrar um pedaço do rico acervo que a Fundaj reúne no Museu do Homem do Nordeste. E, assim, abrimos diálogo para parcerias”, ressaltou Antônio Campos.

No início da tarde, a reunião foi no prédio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Boa Viagem. O superintendente da Sudene, Douglas Cintra, recebeu o ministro e os presidentes da Embratur e da Fundaj em seu gabinete. “A Sudene é uma casa natural de desenvolvimento no Nordeste e é hora de juntos fortalecermos esse aspecto. Precisamos pensar em inovação para construir uma política de desenvolvimento nacional e a partir da inovação construir um novo Nordeste”, afirmou Antônio Campos.

Pela manhã, os presidentes da Fundaj e da Embratur acompanharam o ministro durante a visita ao Bairro do Recife, onde conheceu a Sinagoga, na Rua do Bom Jesus, o Paço do Frevo, na praça do Arsenal e o Museu do Cais do Sertão, na avenida Alfredo Lisboa. De lá, seguiram em comitiva para a sede do Galo da Madrugada, na rua da Concórdia, bairro de São José. “Ministro, o Galo da Madrugada se supera a cada dia. E, neste, ano faz uma justa homenagem aos cordelistas. É um símbolo turístico pernambucano, brasileiro e mundial”, disse o presidente da Fundaj.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.