Nordeste

Em Pernambuco: 774 profissionais de saúde testam positivo para Covid-19

O estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

18/04/2020


Diário do PE – O estado de Pernambuco registrou até sexta feira (17), 774 profissionais de saúde confirmados para a Covid-19. Outros 539 testados foram descartados. Têm sido avaliados e testados os profissionais de saúde com sintomas de gripe.
As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal), ou privadas. O estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde. Nesta quinta (16), havia sido registrados 593 profissionais de saúde infectados.
“Quero ressaltar mais uma vez o nosso compromisso com a testagem desses profissionais de saúde, cuja contaminação é um fato que ocorre em todo o mundo. E Pernambuco tem o compromisso na sua testagem, no afastamento em tempo adequado e na retomada segura do trabalho desses profissionais”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (17).
Segundo ele, as testagens foram incrementadas com a chegada dos testes rápidos vindos do Ministério da Saúde, que passaram a ser aplicados também pelo estado e pelos municípios, não apenas nos profissionais de saúde como nos de segurança. Os 774 profissionais de saúde confirmados para Covid-19 estão inclusos dentro do total de pacientes positivos em Pernambuco, que somam até sexta sexta (17) 2006 casos.
Pernambuco registrou, nesta sexta (17), 323 novos casos confirmados para a Covid-19 em apenas 24 horas, número recorde de registros de um dia para o outro. O secretário de Saúde do estadual, André Longo, acredita que a ampliação das testagens nos últimos dias e uma grande confirmação de laudos nas últimas 24 horas pode explicar o grande aumento da curva da Covid-19. Com esses novos pacientes positivos, Pernambuco bate outro recorde, chegando a 2006 casos confirmados para o novo coronavírus. Laboratorialmente também foram confirmados nas últimas 24 horas outros 26 óbitos, totalizando assim 186 mortes pela Covid-19 no estado.

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.