Nordeste

Em via virtual, Embaixador da China garante entrega de IFA para o Brasil durante videoconferência com governadores

Já repercute o fato de ns manhã desta sexta-feira (05), o governador do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática estratégia para vacina contra Covid-19 do Fórum dos Governadores, Wellington Dias ter estado em videoconferência com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming e governadores do Brasil para tratar sobre a entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a vacina contra a Covid-19. Até final de fevereiro 3 lotes serão entregues ao Brasil.

 

“Conversamos sobre o que é possível de entrega de IFA mês a mês para o Instituto Butantan e para a Fiocruz e sobre a possibilidade de aquisição pelos estados, principalmente para a região norte. Falamos sobre nosso interesse em sair o mais rápido possível dessa crise e agradecemos no que puderam ajudar nesse momento delicado”, disse o governador Wellington Dias.

 

O embaixador Yang agradeceu a parceria e atitude positiva dos governadores. “Gostaríamos de consolidar ainda mais essa parceria com os estados para interesses comuns e benefício da população. Somos dois países emergentes e grande peso. O Brasil é um parceiro estratégico da China e que vai muito além do laço comercial”, afirmou Yang Wanming.

 

Ele destacou ainda que as empresas estão cumprindo os contratos firmados com o lado brasileiro para fornecimento do IFA, tanto para a produção da Coronavac quanto para a Oxford/Astrazeneca. Yang Wanming reforçou também que continuará sendo solidário com a situação do Amazonas. “Vamos continuar ajudando com Brasil com vacinas que são as armas para conter a pandemia e garantir a saúde do povo. Serão de 2 a 3 lotes de IFAs por mês”, afirmou.

 

Os governadores manifestaram interesse na compra direta das vacinas, o governador Wellington Dias informou que terá uma reunião com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello para decidir. “Os estados têm interesse nessa compra direta que só será possível com o aval do Ministério da Saúde”, disse.

.

Sobre a integração entre governadores para a busca das vacinas, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra destacou o esforço do presidente do Consórcio Nordeste. “Quero parabenizar o governador Wellington Dias vem desempenhando esse papel com muita competência e dedicação, que é de coordenação de estratégia para vacina do Fórum dos Governadores”, disse.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp