Internacional

Em videoconferência, Conselho de Ministros quer reforçar cooperação na CPLP

Confirmado: XXV Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer no dia 9 de dezembro de 2020, em videoconferência, sob o tema “Reafirmação da Cooperação na CPLP no contexto da pandemia Covid-19”.

No convite dirigido aos homólogos, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, enquanto presidente em exercício do Conselho de Ministros da CPLP, afirmou que “a situação de emergência vivenciada ao nível global exige de nós cooperação, solidariedade e concertação permanentes”.

Após o debate político ministerial, o Secretário Executivo da CPLP e o Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) vão apresentar os respetivos relatórios anuais, seguindo-se o momento de eleição do Diretor Executivo do IILP para o biénio 2021-2022.

De acordo com a agenda prevista, os ministros devem debater e aprovar resoluções sobre o reforço da cooperação em situações de emergência, o projeto de acordo de Mobilidade na CPLP, a revisão do Acordo Sede e a concessão da categoria de Observador Consultivo, entre outros assuntos.

O Conselho de Ministros vai, ainda, apreciar os orçamentos de funcionamento do Secretariado Executivo da CPLP e do IILP para 2021, bem como marcar a data de realização da XXVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros, em 2021.

O Conselho de Ministros é constituído pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores dos nove Estados-membros da CPLP. A República de Cabo Verde assumiu, a julho de 2018, a Presidência pro tempore da CPLP, na Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Santa Maria, na ilha do Sal, sob o lema “As Pessoas, A Cultura, Os Oceanos”.

XXV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP

Programa Previsto – 9 de dezembro de 2020 – (GMT, hora de Lisboa)

 

11h00– Abertura (acesso restrito às delegações)

 

13h40 – Conferência de Imprensa

A conferência de imprensa vai ser transmitida em direto no canal Youtube da CPLP.

Os órgãos de comunicação social interessados podem colocar questões ao coordenador da reunião, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares:

1- Presencialmente, no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, cidade da Praia;

2- Por videoconferência, através do registo prévio para obtenção de acesso ao momento da conferência de imprensa (número limitado, plataforma Zoom requer pré-instalação de software). O registo deve ser solicitado através de imprensa@cplp.org, até às 19h00 do dia 8 de dezembro de 2020.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp