Nordeste

Estados nordestinos formam Câmara Temática para ações conjuntas de segurança

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), Wellington Dias, participou, de forma virtual, nesta quinta-feira (8), do lançamento da Câmara Temática da Segurança Pública. O organismo terá representantes dos nove estados da região e tem como finalidade a articulação de políticas públicas, estratégias e ações na área de segurança.

“Como resultados práticos, queremos reduzir homicídios, atuar mais forte contra o crime organizado, tráfico de drogas, roubo a banco, cargas e combater a entrada de armas, por meio da fiscalização de divisas”, pontuou Wellington Dias.

Entre as propostas de atribuições, foram citadas a aquisição conjunta de equipamentos para as polícias, compartilhamento softwares e a unificação de sistemas de comunicação. Serão estabelecidas também estratégias unificadas de interação com a sociedade. O organismo abre também a oportunidade de criação de parcerias e cooperação com outros países.

“É um apoio mútuo entre os estados nordestinos para operações e outras necessidades, compartilhando equipamentos e outras estruturas como aeronaves, que poderemos adquirir conjuntamente”, considerou o governador da Bahia, Rui Costa.

“Há necessidade de um olhar especial para segurança pública, pautado na integração, hierarquia, disciplina e comando”, pontuou a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte.

A câmara da segurança é a sétima, de um total de 18, que serão criadas pelo Consórcio Nordeste, para buscar soluções conjuntas de desenvolvimento em diversas áreas. Ela deve reunir também comandantes das PMs, Corpo de Bombeiros e gestores do sistema carcerário. Participaram da solenidade virtual, além dos governadores, secretários de segurança dos estados, que atuarão como coordenadores na câmara temática.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp