NORDESTE

Famílias de alunos da Rede Estadual de Ensino do RN recebem kits da merenda escolar

As famílias dos estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte começaram a receber, desde a última semana, kits com gêneros alimentícios que compõem a merenda escolar das escolas estaduais. No total, 24.130 kits foram entregues. Com uma distribuição que chegou a todas as regiões do Estado, a ação coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) faz parte do conjunto de medidas do Governo do RN para o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os kits foram entregues pelas equipes das próprias unidades de ensino, respeitando todas as orientações dos órgãos de Saúde e seguindo normativas fixadas pela Educação do RN, em articulação com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Neste primeiro momento, os estoques alimentícios disponíveis nos depósitos das escolas foram organizados em kits e distribuídos para as famílias dos alunos com maior vulnerabilidade social. “Cada escola fez seu kit e milhares de kits de alimentos foram entregues aos nossos estudantes. Nos próximos dias estaremos ampliando a entrega da merenda, seja por meio dos kits ou vales, para que essa ação chegue a mais famílias”, explica Getúlio Marques, titular da SEEC.

As escolas operacionalizaram todo o processo de entrega, que passou pela higienização dos itens, formação dos kits, embalagem e protocolos de entrega. “Nesse último, reforçamos os cuidados para evitar aglomerações, como criar escalas da entrega, orientar o uso de álcool em gel e máscaras para as equipes escolares e realizar uma entrega que tivesse o menor contato possível entre as pessoas”, pontua Socorro Queiroz, subcoordenadora de Assistência ao Educando (SUASE), setor responsável pela alimentação escolar no âmbito da SEEC e ligada a Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE). As entregas foram acompanhadas pelos gestores escolares e pelas Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC) e de Alimentação Escolar (DRAE).

AMPLIAÇÃO

Nesta semana, a SEEC deve finalizar negociação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. A pasta busca que os recursos destinados à compra da alimentação sejam disponibilizados por meio de contas digitais, sem haver a necessidade de os pais irem às escolas buscarem os kits, mantendo o isolamento social.

“O Governo do RN tem uma mensagem fundamental: fique em casa. Diante a isso, estamos dialogando com o FNDE, e solicitando apoio do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública Estadual, para que os recursos da merenda sejam entregues diretamente às famílias. Essa ideia também é defendida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Seja por meio do Cadastro Único, para as famílias beneficiárias do Bolsa Família, ou por meios digitais, mas vamos encontrar o caminho possível”, destaca Getúlio Marques.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp