Nordeste

Fernando de Noronha tem Parque Nacional Marinho reaberto neste sábado após 4 meses fechado

O parque estava fechado desde 17 de março, devido à pandemia do novo coronavírus, e a reabertura já havia sido indicada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB)

31/07/2020


A reabertura do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha ocorre no sábado (1º), segundo portaria do Ministério do Meio Ambiente publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (31). O parque estava fechado desde 17 de março, devido à pandemia do novo coronavírus, e a reabertura já havia sido indicada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Na portaria, o ministério determina que a reabertura seja feita com o cumprimento de protocolos de segurança sanitária. O chefe do Parque Nacional Marinho, João Rocha, contou que o local reabre, primeiramente, para pesquisadores. Quando as atividades turísticas na ilha forem retomadas, os visitantes terão acesso liberado.

É obrigatório o uso de máscara de proteção facial no interior do parque, que foi criado em 1988 e fechado totalmente para visitantes pela primeira vez por causa da pandemia da Covid-19. A portaria também determina a disponibilização de álcool em gel a 70% ou outro produto de higienização para as mãos e nos transportes terrestres e aquaviários.

Ainda segundo o ministério, devem ser estabelecidos mecanismos que promovam a distribuição do número de visitantes ao longo do tempo, como agendamento da entrada e organização do fluxo de pessoas, para evitar aglomerações ou picos de visitação.

Outra exigência é a limpeza e a desinfecção de ambientes, pisos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, banheiros, torneiras e demais objetos e locais de uso coletivo, como cadeiras, sofás e bancos. Também devem ser dadas orientações sobre os procedimentos de segurança e protocolos de manipulação de objetos e alimentos.

Com relação às atividades de mergulho, a orientação é levar os próprios equipamentos e respeitar o distanciamento social durante a utilização de botes de apoio, no embarque, no desembarque e no apoio ao mergulho.

O equipamento de mergulho deve ser montado pelo mergulhador que vai utilizá-lo, para evitar o contato desnecessário de outras pessoas. A portaria também recomenda que o uso de saliva para desembaçar as máscaras de mergulho seja evitado.

A área do Parque Nacional Marinho representa 70% da ilha principal do arquipélago e abrange também todas as ilhas secundárias


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.