NORDESTE

Fundaj embarca no Porto Digital e passa a incorporar produções abrigando nova fase do Cinema 

O cinema de arte, as produções documentais, experimentais e independentes ganharam mais uma sala em Pernambuco. Nesta terça-feira (3), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) oficializou a parceria com o Porto Digital. Com isso, a Instituição incorpora à marca Cinema da Fundação sua terceira sala de exibição: o Cinema do Porto. A solenidade de assinatura do termo de cessão foi realizada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e os presidentes da Fundaj, Antônio Campos, e do Porto Digital, Pierre Lucena. A cerimônia foi promovida no próprio Cinema do Porto, que ocupa o 16º andar do Edifício Vasco Rodrigues, no Bairro do Recife.

Com 511 m² de espaço e 7×3 metros de telão, o novo equipamento conta com foyer e ampla sala de cinema. Ao todo, foram investidos R$ 1,3 milhão  nas obras de reforma do local e mais R$ 500 mil nos equipamentos. Para o público geral, foram preparados 138 lugares e outros quatro espaços reservados a cadeirantes.

Em sua fala, o ministro da Educação destacou a satisfação com o trabalho promovido pela Fundaj e demonstrou apoio à iniciativa. “Estamos muito felizes porque ela tocou as margens da Cultura, que é a alma de um povo. Tudo o que pudermos fazer dentro do MEC para apoiar esse projeto, iremos fazer. Confiamos na gestão de Antônio Campos à frente da Fundaj, eficaz no treinamento e capacitação de jovens, e agradecemos ao Porto Digital por se achegar a nós”, declarou Milton Ribeiro.

Na sequência, o presidente da Fundaj destacou a importância do acordo de cooperação. “Esse momento é importante não apenas pela assinatura para a administração de um equipamento localizado em um Estado com uma cena de cinema tão pungente, mas pela estratégica aproximação entre pesquisa, cultura, conhecimento e tecnologia. Que esse seja o primeiro encontro e que outros encontros existam entre a Fundação, o MEC e o Porto Digital. Estendemos nossa mãos, pois essa parceria será exitosa e outras virão”, celebrou Antônio Campos.

De acordo com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o funcionamento do equipamento é significativo para o cinema local e as pessoas que acessam a ilha do Recife. “Um equipamento em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco é para a gente algo muito relevante. A gente vem conversando desde antes da pandemia, com dois grandes objetivos: um grande espaço para as 48 mil pessoas que trabalham no Bairro do Recife, mas, também, para aqueles que veem no fim de semana. O Recife Antigo é o bairro no coração de todo recifense. Estamos felizes de entregar isso para a população.”

Há mais de 20 anos o Cinema da Fundação é destaque na capital pernambucana pela programação diversificada. À frente da Diretoria de Memória, Educação e Cultura (Dimeca), da Fundaj, Mario Helio comemorou a ampliação do trabalho e consolidação da parceria. “É impossível fazer cinema senão no coletivo, no esforço de vários talentos e soma de muitos esforços. Este é um esforço coletivo. Sabemos o quanto tem sido difícil promover a cultura no mundo. O mérito de fazê-la, abrindo mais uma sala de exibição em um lugar tão emblemático ao País — que é o Porto Digital — nos alegra muito”, concluiu.

Ao fim da solenidade, o ministro Milton Ribeiro visitou a startup Brain, do grupo de telecomunicações Algar, ancorada no Porto Digital. Participaram também do momento,os secretários do Governo de Pernambuco Gilberto Freyre Neto (Cultura) e Lucas Ramos (Ciência, Tecnologia e Inovação), o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, e os diretores da Fundaj de Formação Profissional e Inovação (Difor), Wagner Maciel; Pesquisas Sociais (Dipes), Luis Henrique Romani e Planejamento e Administração (Diplad), Allan Araújo


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp