#Revista Nordeste

Governador do Piaui articula audiência com Ministério da Saúde e CONASSE para viabilizar vacinas e busca Relações Exteriores visando consolidar ampliação

Por Walter Santos

EXCLUSIVO – O governador do Piaui, Wellington Dias, também representando o Forum dos Governadores do Brasil, confirmou à Revista NORDESTE que pediu agenda ao Ministério da Saude e CONASSE para viabilizar a nova articulação com as sedes da Astrazeneca e Coronavac, bem como paralelamente audiências com as embaixadas da Índia e China, que se dispõem a ampliar a oferta de vacinas. Ele confirmou que o governador do Espieito Santo, Casagrande, vai tratar do assunto com o presidente Jaie Bolsonaro.

– Vamos apoiar para o Brasil usar o Ministério de Relações Exteriores para ampliação do fornecimento pela Astrazeneca, provavelmente da parceria que ela tem com a SERUM da Índia, de mais 15 milhões de imunizantes para completar a capacidade da Fiocruz, de 15 milhões de doses de vacina nesta fase inicial, para quem sabe já para janeiro começar com 30 milhões de doses (hoje a previsão para fevereiro de 15 milhões de doses), explicou.

Segundo ele, também para Ministério da Saúde incluir no Plano o credenciamento de equipes para acompanhamento direto e por tele-medicina do pós vacina (são aprovações emergenciais e devemos cuidar de efeitos colaterais e eficiência na imunização daquela vacina), bem como dos pacientes com sequelas pós Covid 19 ( é comum problemas no pulmão, AVC, trombose, rins, fígado etc, acrescentou.

Ele observou: ” com a inclusão, graças a Deus do Butantã/Coronavac nas vacinas do PNI, devemos apoiar aquisição de vacinas do Butantã e também da produção aprovada por agência reguladora da China/validação da Anvisa”, frisou.

Por fim defendeu que “outro ponto urgente é a qualificação das equipes de cada ponto de vacinação”.

Ele comentou que o Governador do Eslirito Santo, Casagrande, se dispôs a tratar destes temas com o Presidente Bolsonaro em agenda no estado, provavelmente hoje. Ele nos representa “.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp