Ainda repercute o fato do governador Wellington Dias conversando por videoconferência com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanmming. Eles trataram sobre parcerias comerciais entre a China e o Brasil e sobre a vacina contra a Covid-19.

Sobre a vacina, o governador informou que os estudos estão bem avançados. O objetivo é concluir a terceira e última  etapa de testes para garantir a imunização dos piauienses.

“A boa notícia é a confirmação, tanto pelo acompanhamento da Cenovac quanto do Instituto Butantan, de que as vacinas encerrarão sua 3ª fase de testes agora em dezembro, em condições de ter a partir daí os procedimentos de publicação, acompanhamento até a autorização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, disse o governador.

Para estreitar as relações, ficou acertada uma agenda em dezembro para uma visita de Yang Wanmming ao Nordeste.

“O embaixador nos recebeu para tratarmos assuntos importantes do Consórcio Nordeste, missão do Fórum dos Governadores do Brasil e falamos sobre relações comerciais que são importantes tanto para a China quanto para o Brasil. Nós exportamos produtos para a China, destaco aqui minérios, alimentos como soja, milho e outros produtos. O Piauí é grande produtor e também consumidor da China, que vem se aperfeiçoando com produtos de maior qualidade e tecnologias avançadas”.

Wellington Dias destacou ainda que a China tem investimentos no Piauí na área de tecnologia e energia eólia e solar.

“Marcamos uma agenda para dezembro com equipes técnicas onde o objetivo será preparar uma pauta de interesse comum, tanto na área de investimentos, quanto na área comercial, cultural e educacional. Cada vez mais os chineses têm interesse no aprendizado da língua portuguesa e também nós temos o interesse no mandarim, bem como em outras áreas relacionadas à pesquisa”, disse o chefe do executivo estadual.