NORDESTE

Governadores do NE participam de discussão sobre operação do Projeto São Francisco

Quatro governadores nordestinos participaram, nesta terça-feira (9), de reunião com o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e com o advogado-geral da União, André Mendonça, para iniciar as tratativas de conciliação para viabilizar o início da operação comercial do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

O encontro, ocorrido na sede da Advocacia-Geral da União, em Brasília, contou com as presenças dos governadores João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco); Camilo Santana (Ceará); e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); além de representantes da Consultoria-Geral da União (CGU/AGU).

De acordo com o chefe do Executivo da Paraíba, o encontro foi marcado pela criação de uma Câmara de Negociação que terá o objetivo de discutir e formalizar acordos necessários para a operacionalização do PISF. “Existe um conjunto de parâmetros que precisa ser discutido internamente pelo Ministério e pelos Estados; alguns pontos apresentam divergências, mas, tenho certeza de que a Câmara irá resolver as questões que são levantadas em relação à operacionalização do PISF”, ponderou.

João Azevêdo também fez uma avaliação positiva da reunião.  “Nós conseguimos avançar muito. A obra tende a ser concluída até o fim do ano e isso precisa estar estabelecido para que a relação contratual com os Estados possa estar claramente definida não só em relação a custo, mas, principalmente, ao modelo de operacionalização da transposição”, concluiu.

O secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, acompanhou o governador na reunião.

Governadores do NE em reunião na AGU (Divulgação)
Governadores do NE em reunião na AGU (Divulgação)

SOBRE O PISF

É a maior obra de infraestrutura hídrica do país e pretende levar água para mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A estrutura é composta por dois Eixos: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217 quilômetros.


Revista NORDESTE


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp