Brasil

Governadores do Nordeste adiam nova viagem de negócios à Europa

27/02/2020


A conjuntura interna dos estados com ameaças e paralisação das policiais causaram primeiro impacto na vida dos chefes do executivos adiando a missão oficial dos governadores do Nordeste à Espanha.

A viagem ocorreria neste sábado (29), porém, os gestores decidiram em conjunto adiar a data provavelmente para o mês de maio. O dia específico ainda não foi definido. O destino dos gestores seria a Espanha, onde teriam reuniões com empresários e autoridades visando a busca de investimentos para a região.

A desistência ocorre no momento em que países europeus sofrem com o surto do novo Coronavírus. Apesar disso, o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, nega relação com a evolução do Convid-19 no continente europeu. “Não foi um cancelamento, foi um adiamento. Ele não tem a ver com Coronavírus ou com algum receio dos governadores, até por que a Espanha tem os seus protocolos”, ressaltou.

Gabas lembra que o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cumpre agenda na Espanha. “Isso não seria o impedimento”, assegura dirigente. O motivo da desistência dos gestores tem a ver, assegura o secretário executivo do Consórcio Nordeste, com problemas locais. As questões paroquiais dos governos estaduais. Um exemplo disso é o caso do Ceará, envolto em problemas com o motim dos policiais militares.

“Os governadores, por conta de questões locais, se falaram durante o feriado do carnaval e entenderam que não seria adequado irem só uma parte dos governadores, visto que alguns já haviam dito que não poderiam sair dos seus estados. Então, para não ir metade dos governadores, eles conversaram com o embaixador para remarcar para que consigam ir os nove governadores porque a Espanha é um parceiro comercial muito importante para o Nordeste, porque é um dos países que mais tem investimento na região”, ressaltou Gabas.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.