Nordeste

Governadores do NE viajam para buscar investimentos na Europa

Passagem pela França, Itália e Alemanha é uma das primeiras articulações internacionais feitas pelo Consórcio Nordeste.

15/11/2019


Governadores do Nordeste em pronunciamento após reunião, em São Luís (MA), (Foto: Walter Santos)

Revista NORDESTE

Os governadores do Nordeste viajam neste sábado (16) para a França, onde acontece, no domingo (17), uma reunião de trabalho para alinhamento de agenda e planos. Na Europa, eles buscam investimentos para áreas integradoras da região, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas. A passagem pela França, Itália e Alemanha é uma das primeiras articulações internacionais feitas pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).

Nos três países, os gestores vão apresentar o funcionamento do Consórcio e um mapa de oportunidades do Nordeste, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP). “Vamos apresentar as potencialidades do Nordeste a empresas desses países em várias áreas”, afirma o governador Wellington Dias.

Na segunda (18) pela manhã, em Paris, participam de evento empresarial na sede do Ministério de Economia da França. À tarde, os gestores terão audiência com as empresas ENGIE, que atua na geração de energia; e GOLAR, empresa norueguesa que trabalha na área de transporte de gás natural e liquefeito. O último compromisso da segunda será o encontro com o diretor geral da Unesco.

Na terça-feira (19), a comitiva participa de reunião na AFD e terão encontro com o ministro das Relações Exteriores. Também neste dia, os governadores embarcam para Roma e participam de jantar empresarial. Já na quarta-feira, dia 20, a agenda será com o Governo da Itália, com os ministros do Desenvolvimento Econômico, Relações Exteriores, Meio Ambiente. Na Itália, os governadores marcam presença em evento empresarial que conta com o apoio da Confindustria Nacional.

No dia 21, os governadores chegam a Berlim, na Alemanha, e à tarde, terão compromisso no evento Empresarial em parceria com a AHK, BDI, KFW e outras federações empresariais. No fechamento da agenda, sexta-feira, dia 22, os governadores do Nordeste serão recepcionados pelo Governo Alemão, junto com os ministros de Relações Exteriores, Cooperação Econômica e Economia.

Na agenda pelos três países, há ainda a possibilidade de ampliação de parcerias com entidades financiadoras, a exemplo da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), que já investem em projetos de sustentabilidade, agricultura e combate à pobreza no Nordeste.

Além do presidente do Consórcio Nordeste, o governador Rui Costa (Bahia) e do governador Wellington Dias, participam da missão internacional os governadores Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas (Sergipe), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão).

Com 57,1 milhões de habitantes, o Nordeste é responsável por 14,3% do PIB do Brasil. A economia da região é baseada nos setores de comércio e serviços, indústria e agropecuária. Um dos objetivos da criação do Consórcio Nordeste é promover o desenvolvimento social e econômico sustentável da região.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.