Maranhão

Governo comemora 408 anos de São Luis com astros maranhenses em toda programação

05/09/2020


Um show com o melhor do bumba-meu-boi, baião, xote, samba, reggae e maracatu. Foi com esse repertório multifacetado que o cantor e compositor maranhense Tião Carvalho abriu neste sábado (5), a série de lives em comemoração aos 408 anos de São Luís. Devido à pandemia do novo coronavírus, este ano a celebração será apenas via Internet, mas o distanciamento social não atrapalhou a festa.

Interpretando canções autorais e clássicos de grandes nomes da música maranhense, como João do Vale, Josias Sobrinho, Raimundo Makarra e Joãozinho Ribeiro, Tião Carvalho animou os internautas em mais de uma hora de muita música, ritmo e poesia.

Legítimo representante das tradições culturais do Maranhão no Brasil, Tião Carvalho comandou a live direto de São Paulo, cidade onde está radicado desde a década de 1980.  No espetáculo, Tião cantou e contou seus mais de 40 anos de carreira, celebrando a tradição maranhense e os elementos vivos da cultura negra e afro-brasileira originária dos quilombos.

Autor de sucessos como ‘Boi de Cofo’, ‘Canção de Ninar’, ‘Pantanal’ e ‘Nós’ – esta última também imortalizada na voz de Cássia Eller –, Tião Carvalho tocou cavaquinho e percussão ao lado dos músicos Pedro Cury (violão e guitarra), Paola Gibram (sanfona e piano) e do baterista e percussionista maranhense Celso França.

“Muito feliz em fazer parte desta festa. Eu mesmo quero colaborar sempre com o desenvolvimento da nossa querida cidade São Luís e de todos os ludovicenses, mesmo estando em qualquer outro lugar do mundo”, pontuou.

SLZ 408 anos
Realizado pela Cocar Produções, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado e apoio do Mateus, o evento ‘SLZ 408 anos’ se estende até o dia 8 de setembro, data em que oficialmente se comemora a fundação de São Luís pelos franceses. No line up, shows de Alcione, Rita Benneditto, Zeca Baleiro e César Nascimento.

Como forma de democratizar e integrar todos os públicos, o evento contará com a participação de intérpretes de libras em todos os shows. A ideia é que ao lado dos artistas, os intérpretes possam transmitir com expressões corporais as emoções e letras das músicas aos surdos.

Neste domingo (6) será a vez do cantor César Nascimento animar a festa em celebração a São Luís.  Com 13 discos lançados e novos projetos em andamento, César compartilhará com o público canções maranhenses como ‘Catirina e o Mar’, ‘Toc-Toc’ e ‘O Radinho’.

É de César Nascimento a autoria da música ‘Ilha Magnética’, verdadeira homenagem à São Luís, que foi há quatro anos transformada em Bem Cultural e Imaterial do Maranhão, por meio do Projeto de Lei Ordinária n° 179 de 2016.

As lives do ‘SLZ 408 anos’ podem ser assistidas via redes sociais do Governo do Maranhão no YouTube, Twitter, Instagram e Facebook.

Confira a programação:
Dia 6
César Nascimento- 19h

Dia 7
Alcione- 19h

Dia 8
Rita Benneditto – 19h
Zeca Baleiro -20h30


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.