Nordeste

Governo de PE decreta situação de emergência em 55 municípios do Sertão devido à estiagem

Decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (11). Decreto é importante para que as localidades afetadas tenham acesso a auxílios

11/09/2020


Estiagem no Sertão nordestino - Imagem ilustrativa

O governo de Pernambuco reconheceu a situação de emergência para 55 municípios do Sertão devido à estiagem. O decreto, que é necessário para que as localidades recebam recursos e auxílio, foi publicado no Diário Oficial do estado, nesta sexta-feira (11), e vale por 180 dias.

A decisão levou em consideração a seca prolongada e também a chuva insuficiente para minimizar os impactos ocasionados pela situação em anos anteriores. O decreto apontou, também, que os moradores das localidades afetadas “não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos”.

O decreto de situação de emergência estabelece uma situação jurídica especial para que possam ser desenvolvidas ações de enfrentamento pelas secretarias do estado. O decreto é necessário, também, para solicitação do reconhecimento por parte do governo federal.

Equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil do estado foram deslocadas para todos os municípios da região e realizaram o levantamento da situação de cada um para possível inclusão na lista.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.