NORDESTE

Governo de Sergipe divulga protocolo sanitário para eventos no Estado; confira a normativa

O governo de Sergipe divulgou no Diário Oficial do estado o protocolo sanitário para a realização de eventos sociais, corporativos, técnicos e científicos, além de celebrações como casamentos e formaturas. A publicação foi feita nesta segunda-feira (21), dia em que os eventos passam a poder ser realizados após cerca de seis meses suspensos em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Podem participar até 100 pessoas, respeitando a capacidade de ocupação de até 50% do local. De acordo com o governo, as atividades devem ser organizadas seguindo o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas; disponibilização de álcool em gel; e utilização obrigatória de máscaras.

Veja outras regras:

 • Em caso de eventos com mesas, deve haver distanciamento mínimo de 2 metros entre elas e 1 metro entre as mesas que compõem a mesa; no caso de utilização de cadeiras sem mesas, permanece o distanciamento de 1,5 m;
 • Os participantes deverão receber previamente informações sobre cuidados e medidas sanitárias do evento;
 • A compra de ingressos, check-in ou credenciamento deverão ser feitas de forma on-line ou mediada por tecnologia que evite a formação de filas e aglomeração; caso as filas existam, que seja com distanciamento adequado;
 • Deve ser incentivada a compra de ingressos por meio de cartão de crédito ou débito;
 • Na entrada deve haver medição de temperatura, sendo impedida a entrada de quem apresentar temperatura superior a 37,5ºC;
 • Fica proibido o serviço de manobrista;
 • É recomendado que pessoas do grupo de risco, incluindo as que têm mais de 60 anos, não frequentem os eventos;
 • Deve-se evitar a distribuição de materiais impressos como folhetos e folders;
 • Recomenda-se que o estabelecimento exiba mídias, vídeos ou apresentação vocal com as orientações sanitárias adotadas antes de cada sessão;
 • Deve haver limpeza entre uma sessão e outras. Também deve-se evitar o acúmulo de lixos em lixeiras; balcões, maçanetas e corrimãos devem ser higienizados com frequência;
 • Equipes de fotografia, cenografia e audiovisual devem evitar o compartilhamento de equipamentos e observar as regras para não gerar aglomerações de pessoas;
 • Palestrantes ou artistas devem ter microfones exclusivos, que devem ser higienizados a cada sessão;
 • Equipes de profissionais e fornecedores devem ter o menor número possível, sem prejuízo aos serviços contratados;
 • Eventos como stands ou feiras devem possuir layout que permuta o fluxo de entrada e saída em sentido único, devidamente sinalizado;
 • É proibido o uso de carpetes;
 • A organização deve estabelecer um cronograma de fornecedores para logística de carga e descarga, evitando-se aglomerações;
 • O número de banheiros disponibilizados deve considerar a quantidade de presentes no evento; locais devem ter tapetes sanitizantes, torneiras com sensores e lixeiras com pedais;
 • Alimentos devem ser vendidos ou fornecidos em porções individuais embaladas em materiais de fácil higienização;
 • Recomenda-se a disponibilização de embalagens para descartar ou guardar máscaras durante as refeições;
 • Coffee break devem ser servidos em porções individuais aos participantes em seus locais de assento; no caso de buffet, fica proibido o autosserviço, devendo um funcionário servir os participantes;
 • As lembranças, brindes e itens personalizados deverão ser entregues aos convidados em materiais de fácil higienização;
 • Não estão liberadas atividades que proporcione o contato físico entre participantes, como jogos coletivos e danças.

O governo ainda destacou que esse protocolo não se aplica a condomínios residenciais, que devem seguir regras específicas. Clique aqui para ver regras para funcionamento de eventos drive-in, e aqui para ver o protocolo para cursos livres.


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