Bahia

Governo do Estado entrega à gestão de Salvador os primeiros elevadores da Via Expressa

Na manhã desta quarta-feira (30), a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, realizou a entrega oficial à Prefeitura Municipal de Salvador, de dois dos oito elevadores hidráulicos instalados nas passarelas da Via Expressa Baía de Todos os Santos.

Além dos dois elevadores da Estrada da Rainha, também serão realizadas obras de reparo em quatro equipamentos na Avenida Heitor Dias e outros dois na Avenida Barros Reis, com previsão para estarem concluídas em dois meses. Os serviços terão um custo de R$ 470 mil.

Já constava no projeto, aprovado pela Administração Municipal, a retirada dos semáforos na Estrada da Rainha e nas avenidas Heitor Dias e Barros Reis, assim como a implantação de um conjunto de quatro passarelas com oito elevadores panorâmicos, que permitissem a circulação de pedestres com conforto e segurança.

Os equipamentos já haviam sido instalados e entregues à Prefeitura de Salvador, em agosto de 2017, aptos para entrar em operação, atendendo às normas de acessibilidade para o uso dos portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, assim como às solicitações da gestão municipal.

Início da operação  

Em razão do extenso período de inatividade dos equipamentos, após vistoria técnica, em setembro deste ano, verificou-se a necessidade de reparação nos elevadores. Os serviços estão sendo realizados pela Conder, atendendo acordo firmado com a Prefeitura Municipal, que, agora, oficialmente, passa a ser responsável por sua manutenção.

Como, por exemplo, já acontece em Lauro de Freitas, onde foi implantada, pela Conder, uma passarela com elevadores na Estrada do Coco, em frente ao Hospital Menandro de Farias, e a gestão municipal vem atuando em parceria com a gestão estadual, assumindo e operando o equipamento, por meio da secretaria responsável pela área de acessibilidade.

*Secom

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp