Maranhão

Governo do Estado prossegue obras na MA-014 com serviços de recuperação

28/08/2020


 Estão em andamento os serviços de recuperação e manutenção da MA-014, prosseguindo o plano de ação do Governo do Estado para melhorar a trafegabilidade da estrada. A rodovia fica entre Vitória do Mearim e Pinheiro e interliga municípios da Baixada Maranhense. Os serviços vão possibilitar mais acesso às cidades da região, impulso na economia local e melhor qualidade de vida às comunidades. Aproximadamente 60% dos serviços estão concluídos.

O secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, ressalta que as ações de manutenção na MA-014 seguem intensas. “Esta é uma importante via de conexão da Baixada Maranhense. E assim como ela, mantemos outras rodovias do Maranhão monitoradas para garantir o direito de ir e vir da população. Essa é uma determinação do governador Flávio Dino, que estamos cumprindo e vendo o resultado positivo. Trabalhando para garantir a trafegabilidade com mais segurança. É a marca do governo: trabalho firme, com dedicação, para melhorar a vida das pessoas”, ressalta.

A manutenção e recuperação da via é realizada num trecho que compreende 153 quilômetros de extensão. Para o conjunto de ações, que contempla pavimentação, execução de base, serviços de tapa buraco, ações de drenagem e limpeza, o Governo investe recursos de mais de R$ 17,8 milhões. Nesta etapa, as obras estão concentradas em São Bento, no trecho entre São Vicente Ferrer e Pinheiro, sendo que entre Vitória do Mearim a São Vicente já está recuperada. O trabalho para manter a trafegabilidade da estrada seguem de maneira contínua e são acompanhadas de perto pela equipe técnica.

Dono de um comércio na localidade, Edilson Serra vê na obra a oportunidade para melhorar seu negócio, ganhar mais clientes e vender mais. “A nossa expectativa é que melhore e que fique bom mesmo. Aqui estava crítico, carro atolando e agora, com esses serviços que estão fazendo vai ficar bom. A estrada é desenvolvimento e onde ela passa tem crescimento. Mais gente vindo e mais possibilidades de negócios para gente”, destaca o comerciante.

A obra da estrada gerou diversos postos de trabalho, garantindo renda e melhores condições para quem mora na cidade e adjacências. Os trabalhadores vêm de São Bento, Barra do Corda, Presidente Dutra e região. “Para mim foi ótimo. Eu estava parado e consegui um trabalho por causa dessa obra. É uma grande alegria e eu me sinto mais seguro, certo que vou conseguir cumprir meus compromissos. Estou feliz de estar fazendo parte desse trabalho”, enfatiza Francisco Pereira, trabalhador da obra.

A estrada recuperada vai impulsionar a atividade pesqueira, que é uma das bases econômicas da região. É na MA-014 que fica o município de Matinhas, que abriga mais de 21 mil habitantes e faz conexão com a Estrada do Peixe, asfaltada e sinalizada pelo Governo do Estado. “A ação de recuperação, além de melhorar a mobilidade urbana entre municípios e povoados, a população também é contemplada com mais renda e acesso a outros serviços  públicos e, consequentemente, mais qualidade de vida”, pontua Clayton Noleto.

Outras ações do Governo do Estado beneficiam a população na região, a exemplo do programa Mais Asfalto que vem melhorando ruas dos bairros em diversos municípios; implantação do campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); implantação de unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); entrega de ambulâncias, entre outros.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.