BRASIL

Governo não consegue adiar julgamento e Dilma tem contas reprovadas no TCU

O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), relator da ação sobre as 'pedaladas fiscais' que teriam sido cometidas pelo governo, reprovou as contas da presidente Dilma Rousseff referentes a 2014. Todos os demais ministros acompanharam entendimento do relator, mas resultado não foi proclamado. Tribunal avalia se governo cometeu irregularidades para aliviar contas.

O relatório foi lido na noite desta quarta-feira (7), às 19h.  Ao todo,14 auditores externos autorais participaram do relatório do ministro.

Por unanimidade, os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiram, antes de julgarem as contas, manter o ministro Augusto Nardes na relatoria das contas de 2014 do governo federal, rejeitando o pedido apresentado segunda-feira (5) pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

O ministro-substituto André Luis de Carvalho pediu a palavra e manifestou “indignação” por Adams, e os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Planejamento, Nelson Barbosa, terem convocado uma entrevista coletiva no último domingo (4) para questionar a conduta de Nardes na relatoria, alegando que o ministro do TCU tinha antecipado seu voto.

“Devo expressar minha indignação sobre como isso foi feito. Nunca vi três ministros de Estado comparecendo num domingo a uma coletiva para atacar um ministro do TCU”, afirmou Carvalho.

No início da sessão, também por unanimidade, os ministros do TCU entenderam que não houve conduta irregular do ministro Augusto Nardes, relator do processo de análise das contas de 2014 do governo.

Agora os ministros do TCU vão iniciar o julgamento das contas do governo de 2014.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp