BRASIL

Grupo anti-Temer desafia proibição e confirma atos para domingo em SP

Principal movimento contra o impeachment no País, a Frente Brasil Popular resolveu desafiar a decisão do governo do Estado de São Paulo e confirmou nas redes sociais que irá realizar um ato contra o governo Michel Temer na Avenida Paulista, região central da capital, no próximo domingo (4).

A gestão de Geraldo Alckmin proibiu a promoção de quaisquer manifestações políticas na via ao longo de domingo sob a justificativa de que a tocha paralímpica passará pelo local na data. O veto foi divulgado pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo na quinta-feira (1º) – os Jogos Paralímpicos começam na próxima quarta-feira (7).

Em nota, o grupo explica que o protesto "não coincidirá" com a passagem da tocha pela Paulista, já que a concentração está agendada para ocorrer a partir das 15h, em frente ao vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Segundo o governo do Estado, a passagem da tocha está programada para ocorrer no início da tarde, entre as 13h e 14h. 

"Em primeiro lugar, não entendemos que caiba à Secretaria de Segurança ou à Polícia 'permitir' ou não uma manifestação popular. A Constituição nos assegura este direito. De toda forma, não é de nosso interesse prejudicar a passagem da tocha paraolímpica […]", publicou o grupo. 

A Frente Brasil Popular é composta por organizações como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE), Central Única dos Trabalhadores (CUT), grupos historicamente ligados ao Partido dos Trabalhadores, além de parlamentares do próprio PT, PCdoB, PCO e PMDB.  A nota afirma que 30 mil pessoas confirmaram presença no ato pelas redes sociais. 

A Secretaria de Segurança não respondeu à reportagem até esta publicação. A assesoria de imprensa da Polícia Militar disse que sua conduta dependerá da SSM e afirmou que, até o momento, mantém a proibição.

iG


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp