BRASIL

‘Impeachment da presidente Dilma é um ataque moral à democracia’, diz Lula

O ex-presidente Lula voltou a criticar o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feira 11. Lula participa do seminário "O Desafio dos Emergentes", organizado pelo jornal El País na Espanha, que conta também com a presença de Felipe González, ex-presidente espanhol.

Ele também definiu a tentativa de afastamento de Dilma como uma reação "desesperada" do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quem já acusou de "vingança" em discurso nessa semana em Berlim. "Não há base legal ou jurídica para o impeachment de Dilma. Trata-se de um ataque moral à democracia", declarou o ex-presidente.

Lula lembrou que alguns articulistas apontam que tudo isso estaria sendo feito para evitar sua volta em 2018. E defendeu: "Dizem que o que acontece hoje no Brasil é para impedir que eu volte à presidência. O país não merece esse sacrifício. É melhor fazer o debate".

A respeito da crise econômica por que passa o Brasil, Lula afirmou que "temos um potencial enorme de recuperação da economia. O Brasil é muito produtivo".

Comentando o cenário internacional, Lula falou elogiou a chanceler alemã Angela Merkel, que está sofrendo ataques da direita e de seu próprio partido por ter a coragem de abrigar refugiados na Alemanha. Disse acreditar que o novo presidente argentino, Mauricio Macri, agirá à altura dos desafios do Mercosul e da América Latina. E ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu um conselho: "muito diálogo".


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp