Nordeste

João Azevêdo se reúne com embaixador dos EUA e apresenta potencialidades e oportunidades de investimentos na Paraíba

Governador apresentou as potencialidades da Paraíba e oportunidades de investimentos e parcerias em áreas estratégicas, como turismo, energias renováveis, educação, segurança e infraestrutura hídrica

26/08/2020


Na imagem o governador João Azevêdo durante o encontro

Revista Nordeste

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (26), por meio de videoconferência, com o embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) no Brasil, Todd Chapman, ocasião em que apresentou as potencialidades da Paraíba e oportunidades de investimentos e parcerias em áreas estratégicas, como turismo, energias renováveis, educação, segurança e infraestrutura hídrica.

Durante o encontro virtual, o chefe do Executivo estadual também fez uma explanação sobre o trabalho do Governo da Paraíba no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Dentre as ações mencionadas pelo gestor está a abertura de mais de 1.300 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria. “Passamos pelo momento mais difícil e a nossa estrutura de saúde não teve colapso em nenhum momento e estamos retomando o processo de retomada da geração de emprego e renda, com o lançamento do programa de investimentos na construção civil em todas as regiões do Estado”, frisou.

Na reunião, João Azevêdo destacou a qualidade da malha rodoviária, os investimentos em infraestrutura hídrica e a capacidade fiscal e de gestão do Estado. Ele ainda pontuou possíveis oportunidades de cooperação com os Estados Unidos a partir do programa Gira Mundo, no segmento de energias renováveis e nas implantações do estaleiro para reparos navais no município de Lucena e do Polo Turístico Cabo Branco, que prevê a construção de hotéis, resorts e atividades de animação turística, comércio e serviços em uma localização estratégica de João Pessoa. “Nós trabalhamos fortemente para desenvolver o nosso Estado, que tem um grande potencial de investimentos, o que irá resultar na geração de emprego e renda para nossa população”, acrescentou.

Ainda no encontro, João Azevêdo ressaltou o trabalho do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), que tem o objetivo de fomentar a economia da região a partir de um esforço conjunto entre os nove Estados.

Por sua vez, o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, parabenizou a apresentação do governador e revelou interesse de visitar a Paraíba até o final do ano para iniciar e ampliar parcerias entre o Estado e o país. “Eu vi oportunidades em vários segmentos. Fiquei interessado nos projetos do estaleiro e do turismo, no Gira Mundo, nos investimentos em energias renováveis, que deverão ocorrer de forma mais imediata, e nos setores agrícola e de água. Nós queremos estabelecer um memorando de entendimento para organizar esse trabalho de cooperação na educação, segurança e na economia”, pontuou.

A reunião também contou com a participação de John Barrett, cônsul-geral dos Estados Unidos da América (EUA) em Recife; Catherine Griffith, cônsul para Assuntos Políticos e Econômicos no Consulado-Geral dos Estados Unidos em Recife; Gilmar Martins, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão; e Rômulo Polari, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.