BRASIL

João Pessoa recebe evento da ONU

Nos dias 8, 9 e 10 de outubro a capital paraibana receberá um evento internacional que faz parte das Organizações das Nações Unidas (ONU). O XX Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas à Unesco (PEA- Unesco) pretende reunir mais de 300 educadores de todo o país e de outras localidades do mundo em torno de discussões atuais e relevantes para o setor. O encontro será realizado no Hotel Tambaú e contará com grandes nomes entre os palestrantes do evento. É a primeira vez que o estado recebe o Encontro.

O objetivo fundamental do Programa de Escolas Associadas à Unesco é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz, da diversidade cultural e a sustentabilidade. Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco-ONU, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.

De acordo com a coordenadora nacional do PEA, Myriam Tricate, o Programa da Unesco brasileiro tornou-se um dos mais respeitados em todo o mundo reunindo escolas públicas e privadas de alto reconhecimento público ou mais importantes em seus contextos locais, que trabalham com crianças e adolescentes nas mais diversas orientações pedagógicas.

“No Brasil contamos com 220 escolas associadas, em todas as regiões, e nos últimos anos o programa vem consolidando-se e ampliando seu espaço de atuação no país e no exterior. O Encontro Nacional representa o grande momento de troca de experiências e de formação das escolas, com a participação de diretores e coordenadores”, explicou Myriam.

Na Paraíba, a única escola integrada ao Programa, e que possui o selo da Unesco, é o Colégio Motiva. A escola será a anfitriã do evento em nosso estado. “Esperamos sediar um Encontro com a mesma qualidade de outros que aconteceram anteriormente, além de tudo a escola anfitriã é responsável por apresentar a cultura e as riquezas das tradições locais para o público presente”, comentou Carlos Barbosa, coordenador estadual do Programa de Escolas Associadas à Unesco.

Palestras de destaque- Uma das características do evento é a qualidade das conferências que contemplam temáticas relevantes e atuais dos desafios da educação em todo o mundo. Um dos destaques desta edição é a presença de Brian Perkins, diretor da Escola de Formação de Professores da Columbia University, de Nova York, considerado um dos maiores estudiosos do impacto do clima escolar no aprendizado.

Além de Perkins, estarão presentes o filósofo Clóvis de Barros Filho (USP), o pesquisador Álvaro Chrispino (UFRJ) e o engenheiro Claudio Sassaki, criador da startup Geekie, e um dos nomes mais atuais das discussões sobre a necessidade da reformulação da forma de ensino. Outro destaque da programação é a presença do jornalista Ernesto Paglia que abordará a temática relacionada a sustentabilidade e impactos ambientais.

O XX Encontro Nacional das Escolas Associadas à Unesco é uma realização do PEA-Unesco, com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Colégio Motiva. 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp