BRASIL

Jovem diz ter recebido tema de redação do Enem antes da prova

Um adolescente de Fortaleza (CE) afirmou ter recebido no celular a imagem da folha de redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) antes do início da prova.

O jovem disse em entrevista ao jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, que a foto com o tema da redação "Publicidade infantil em questão no Brasil" lhe foi enviada às 10h50 de domingo (9) por um amigo de Campina Grande (PB). Pouco mais de uma hora antes do início da prova.

"Se chegou a mim lá de Campina Grande, já deve ter vazado para muitos outros Estados", afirmou o estudante, que não quis se identificar.

Até ontem, a Polícia Federal do Ceará não havia recebido nenhuma denúncia de vazamento do tema de redação do Enem.

Polícia Federal do Piauí investiga denúncia

Na quarta-feira (12), um estudante do Piauí denunciou à Polícia Federal o vazamento do tema da redação. De acordo com o estudante, ele teria recebido por WhatsApp uma imagem com o tema da redação do exame e a foto da prova às 10h47 de domingo (9).

No Facebook, o estudante diz ter recebido a imagem em um grupo do qual fazem parte cerca de 40 pessoas.

A Polícia Federal do Piauí apreendeu este celular e instaurou inquérito policial nessa quinta (13) para apurar o caso.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais afirmou em nota que está trabalhando em parceria com a PF.

“O Inep trabalha em conjunto com a PF para dar, cada vez mais, rigor e segurança à aplicação do exame, garantindo assim a isonomia entre os participantes.”

No Maranhão, candidato foi flagrado com redação

Na cidade de Timon (MA), um candidato foi flagrado no domingo copiando um texto de uma página impressa para a folha oficial de redação do Enem. O texto era sobre o mesmo tema da redação do Enem: "Publicidade infantil em questão no Brasil", segundo o site Campo Maior em Foco.

De acordo com o Inep, o candidato, que estava na escola UE Luís Miguel Budaruiche, foi "identificado e imediatamente eliminado, sendo o caso encaminhado para investigação da Polícia Federal”.

A reportagem do iG entrou em contato com a PF do Maranhão em Caxias e em São Luís na quinta-feira (13) e foi informada que a PF não havia recebido qualquer denúncia sobre o assunto.

Enem 2014

Na edição deste ano do Enem, 8,7 milhões de candidatos estavam inscritos para as provas do Exame, que foram realizadas nos dias 8 e 9 de novembro. Durante os dois dias, 1.519 estudantes foram eliminados da prova, segundo o Inep. Desses, 236 usaram indevidamente o celular durante o exame.

Em Juazeiro do Norte (CE), um homem e uma mulher foram presos no sábado por fraude no exame. Os candidatos, que se declararam sabatistas e faziam a prova durante a noite, foram flagrados com aparelhos celulares contendo o gabarito da prova. Os dois foram liberados após o pagamento de fiança.

 

(Do iG) 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp