BRASIL

Lula pede esforço ao PT para reproduzir a aliança nacional nos Estados

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta segunda-feira (2) aos dirigentes estaduais do PT eleitos no PED (Processo de Eleições Diretas) em novembro que façam um esforço para reproduzir nos Estados a aliança nacional com o PMDB. Lula disse, durante reunião em São Paulo, que a prioridade do PT no ano que vem é a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

A orientação do ex-presidente é para que os Estados tomem cuidado na hora de definir as estratégias para não atrapalhar aliança nacional. O conselho foi dado a 24 presidentes recém-eleitos de diretórios estaduais do partido.

O presidente do PT, Rui Falcão, que também participou do encontro, reiterou que o apoio prioritário é para Dilma. “Não é que eles (PMDB) tenham que apoiar nossos candidatos, eles têm que apoiar a Dilma.”

O senador Lindbergh Farias (RJ), que tenta viabilizar sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro ao lado da do PMDB, também esteve na reunião, mas não se manifestou. Ele teria uma conversa com Lula nesta segunda-feira, que foi desmarcada por conta da morte do governador de Sergipe, Marcelo Déda.

Lula saiu mais cedo do encontro e fez um informe rápido sobre a reunião de sábado na Granja do Torto com a cúpula peemedebista.

Durante sua fala, o ex-presidente também fez críticas ao PMDB. Disse que o partido não se esforça para apoiar o PT em alguns Estados, como Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O ex-presidente também ressaltou que entende realidades locais como a do Rio de Janeiro e tratou a candidatura no Estado como legítima.

iG


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp