Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia definem ações conjuntas para pesquisa na região do Matopiba

18/11/2019


O desenvolvimento e fortalecimento de ações conjuntas voltadas aos trabalhos de pesquisa, extensão rural e ambiental foram o foco do encontro de secretários de Agricultura dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba) realizado em São Luís. Os gestores públicos participaram dos debates na semana passada no Palácio Henrique De La Rocque, na capital maranhense.

“O evento foi uma excelente oportunidade de promovermos ações integradas para o fortalecimento das cadeias produtivas e do agronegócio na região do Matopiba”, destacou a secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), Fabiana Vilar Rodrigues. Ela destacou ainda a parceria estratégica no setor de estrutura e logística, além ações de incentivo para agricultura familiar e também ao agronegócio.

Esta foi a segunda edição do Encontro dos Secretários Estaduais de Agricultura e Pecuária do Matopiba. No dia 15 de outubro deste ano, em Palmas (TO), os secretários assinaram um protocolo de intenções visando constituir a elaboração de um termo de cooperação técnica entre os estados-membros, objetivando desenvolver ações conjuntas e facilitar a articulação operacional entre as instituições envolvidas.

A região do Matopiba é considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade e compreende o bioma Cerrado dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, respondendo por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.

Participantes do II Encontro dos Secretários Estaduais de Agricultura e Pecuária do Matopiba:

MARANHÃO
Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), Fabiana Vilar Rodrigues; subsecretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Sergio Delmiro; secretária adjunta de Agricultura e Pecuária da Sagrima, Andréia Amorim; secretária adjunta de Aquicultura e Pesca, Conceição Marques; secretária adjunta de Relações Institucionais da Sagrima, Rosany Aranha; secretário de Meio Ambiente do Maranhão (SEMA), Rafael Carvalho Ribeiro; presidente da Agência de Defesa Agropecuária (AGED-MA), Fabíola Mesquita; presidente do CREA-MA, Berilo Macedo; vice-presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), Ricardo Ataíde.

BAHIA
Secretário de Estado da Agricultura, Lucas Teixeira Costa; assessor de Gabinete, Marcelo Almeida Senhorinho; secretário de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva.

TOCANTINS
Secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Cesar Hanna Halum; assessora de Gabinete, Tacila Aires Alves de Melo.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.