Brasil

Ministro do Desenvolvimento Agrário lança programa Ecoforte na Paraíba

08/10/2014


A Paraíba recebe nesta quarta-feira, 8, visitas ilustres. Além da presidenta Dilma Rousseff, que começa a campanha do segundo turno na Paraíba, dois ministros estarão na cidade de Lagoa Seca para a implantação de um programa do Governo Federal: Laudemir Muller (ministro do Desenvolvimento Agrário – MDA) e Gilberto Carvalho (Secretário Geral da Presidência da República). A solenidade acontece na sede do Banco Mãe de Sementes, a partir das 11h.

As autoridades serão recebidas pelo Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Gonzaga Júnior, que destacou a importância da implantação do Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte) nos municípios paraibanos.

“O Ecoforte surge para contribuir para a recomposição da capacidade produtiva, da segurança alimentar e da geração de renda das famílias agricultoras do Agreste paraibano. Ele será implantado em 14 cidades, e irá apoiar atividades de formação e intercâmbio, implantação e reestruturação de bancos de sementes comunitários, feiras agroecológicas, quintais produtivos e fundos rotativos solidários. Percebemos a importância estratégica do projeto através da quantidade de autoridades que se farão presentes no Planalto da Borborema nesta quarta, de modo que a Paraíba se consolidará na agenda agroecológica do Brasil”, explicou.

Na mesma solenidade também estarão presentes do presidente da Fundação Banco do Brasil, José Caetano de Andrade Minchillo, do diretor do BNDES, Luciano Coutinho, e do Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, além de lideranças do Polo da Borborema e representantes da AS-PTA.

A AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia é uma das três entidades proponentes do programa na região Nordeste e responsável pelo desenvolvimento de um dos projetos selecionados pelo Ecoforte. O projeto será desenvolvido com a articulação de um conjunto amplo e diversificado de organizações da agricultura familiar que fazem parte do Polo da Borborema e entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), ensino e pesquisa voltadas à promoção do desenvolvimento rural a partir da perspectiva agroecológica.

Programação

9h – Início feira de exposição de produtos e experiências agroecológicas

10h – Apresentação do Ecoforte e das ações na região da Borborema

11h – Chegada das autoridades

11h10 – Visita das autoridades à feira de produtos e experiências

11h30 – Mesa de lançamento

 12h10 – Assinatura do contrato

12h30 – Encerramento

 

(Da Assessoria)


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.