BRASIL

Moro recebe denúncia contra Zelada e mais cinco

O juiz Sergio Moro recebeu, nesta segunda-feira (10), denúncia contra o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada e mais cinco acusados, que passam a ser réus em ação penal consequente das investigações da Operação Lava Jato.

Também viram réus o ex-diretor da estatal Eduardo Vaz da Costa Musa, os supostos lobistas Hamylton Pinheiro Padilha Junior, Raul Schmidt Felippe Junior, João Augusto Rezende Henriques, e o executivo Hsin Chi Su.

De acordo com Sergio Moro, as investigações apontaram duas contas secretas de titularidade de Zelada, mantidas no Principado de Mônaco, "uma delas com saldo sequestrado de 10.294.460,10 euros".

O magistrado também informou que há provas de "materialidade e autoria dos crimes", não sendo a denúncia embasada apenas nas delações. Uma delas é a documentação das transações consideradas ilícitas e transferências bancárias do pagamento de propina. As defesas terão 10 dias para responder às acusações.

O advogado Renato de Moraes, que representa Zelada, afirmou, segundo o G1, que ainda não teve acesso à decisão, mas que seu cliente irá mostrar a "inconsistência das acusações". Quando o Ministério Público Federal (MPF) apresentou a denúncia contra Zelada à Justiça, o advogado disse que o ex-diretor da Petrobras não recebeu qualquer vantagem ilícita pelo contrato.

Veja por quais crimes cada um foi denunciado:

– Jorge Luiz Zelada – corrupção passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas

– Hamylton Pinheiro Padilha – corrupção ativa, lavagem de dinheiro

– João Augusto Rezende Henriques – corrupção passiva, lavagem de dinheiro

– Raul Schmidt Felippe Junior – corrupção passiva, lavagem de dinheiro

– Hsin Chi Su (Nobu Su) – corrupção ativa, lavagem de dinheiro

– Eduardo Vaz da Costa Musa – corrupção passiva

Brasil 247


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp