Nordeste

Morre em Campina Grande Manelito Dantas, proprietário da Fazenda Carnaúba e primo de Ariano Suassuna

Manelito é proprietário da Fazenda Carnaúba, em Taperoá, no Cariri paraibano, uma das maiores fábricas artesanais de queijos multi-premiados do Brasil.

28/07/2020


Na imagem o engenheiro Manoel Dantas Vilar Filho, o Manelito Dantas, primo do escritor Ariano Suassuna

Revista Nordeste

Morreu nesta terça-feira (28), em Campina Grande, aos 83 anos, após complicações ocasionadas em decorrência de uma cirurgia na vesícula, o empresário e engenheiro agrônomo, Manoel Dantas Vilar Filho, conhecido como Manelito, também primo do escritor Ariano Suassuna e proprietário da Fazenda Carnaúba, em Taperoá, no Cariri paraibano, uma das maiores fábricas artesanais de queijos multi-premiados do Brasil.

O velório será realizado a partir das 15h, na Fazenda Carnaúba, e o sepultamento deve ocorrer às 9h desta quarta-feira (29), no cemitério municipal de Taperoá.

Sobre Manelito

Manoel Dantas Vilar Filho, o Manelito Dantas, primo do escritor Ariano Suassuna

Manoel Dantas, o Manelito, é conhecido por ter o melhor banco de dados sobre o Semiárido brasileiro e o regime de chuvas na região. Desde 1912, ainda no século passado, o que aconteceu no Nordeste do Brasil, em se tratando de chuvas, está registrado nos arquivos dele na Fazenda Carnaúba.

 

Os queijos da sua fazenda são vendidos em delicatessens, lojas especializadas e mercados espalhados pelo Brasil.

A Fazenda é uma propriedade de 960 hectares com alto índice de produtividade e competência técnica na criação de raças nativas de caprinos, ovinos e bovinos, tanto de leite, quanto de corte. Na Fazenda também é produzido o queijo Grupiara, uma produção que começou ainda em 1979.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.