Nordeste

Morre segundo paciente com Covid-19 transferido de Manaus para o Recife por causa de colapso na saúde

Morreu nesta quinta-feira (28) mais um paciente com Covid-19 que foi transferido de Manaus para o Recife, devido ao colapso do sistema de saúde no Amazonas. Esse óbito aconteceu no Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (antigo Alfa), na Zona Sul. O primeiro caso ocorreu no Hospital das Clínicas, na Zona Oeste, na quarta (27).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o homem que morreu no antigo Alfa tinha 64 anos e foi internado na madrugada da terça-feira (26). Ele estava intubado, sendo medicado e recebendo assistência da equipe de profissionais de saúde da unidade.

O primeiro paciente de Manaus que morreu no Recife foi um homem de 50 anos, que, desde que chegou, foi internado diretamente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas.

Os corpos dos dois pacientes de Manaus que morreram no Recife serão transportados pelo governo do Amazonas e pelo Ministério da Saúde, depois de realizados todos os procedimentos legais para liberação e traslado.

Ao todo, Pernambuco recebeu 26 pacientes vindos de Manaus, transportados pela Força Aérea Brasileira. Isso ocorreu porque a Justiça Federal determinou que o governo federal transferisse imediatamente todos os pacientes que poderiam morrer por falta de oxigênio hospitalar.

Há 24 internados no Recife, sendo 12 no Hospital das Clínicas e 12 no antigo Alfa. Na unidade de Boa Viagem, três desses pacientes estão intubados e os outros nove têm quadro de saúde “considerado estável”, segundo o estado.

No HC, três doentes estavam, até quarta (27), na UTI e nove, na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias. As informações são do G1.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp