Paraíba

Na Paraíba: auditores fiscais do trabalho fazem ações em obras da construção civil

Os Auditores Fiscais do Trabalho realizaram ações fiscais em canteiros de obras em diversos bairros da capital João Pessoa.

24/04/2020


Os Auditores Fiscais do Trabalho da Paraíba têm realizado uma série de ações, no sentido de levar informações aos trabalhadores, empregadores e à sociedade em geral, neste momento de pandemia provocada pela Covid-19.

Nesta quinta-feira (23), ocorreu mais uma atividade importante. Os Auditores Fiscais do Trabalho realizaram ações fiscais em canteiros de obras em diversos bairros da capital João Pessoa.

Uma das obras de Construção Civil, objeto dos trabalhos externos da Auditoria Trabalhista, tem cerca de 250 empregados. Segundo informações obtidas pela reportagem do blog de Walter Santos, três empregados estão afastados das atividades por suspeita de contaminação pelo coronavírus.

O Auditor Fiscal do Trabalho, Rui Vidal, relatou ao repórter que as ações fiscais estão previstas para ocorrer na quase totalidade das obras em andamento no município de João Pessoa.

“Os trabalhadores e construtores precisam de informações relevantes, acerca das normas de saúde e segurança, bem como, das regras específicas de proteção ao contágio da COVID 19. A utilização correta dos EPIs(equipamentos de proteção individual), o respeito ao distanciamento mínimo, evitar-se aglomerações e assegurar a correta higienização dentro do canteiro de obras, é fundamental para inibir a propagação do Covid 19. Nossas notificações constam a necessidade de observação de cerca de 60 itens”, afirmou Rui Vidal.

Também esteve presente nos trabalhos de Auditoria externa o Auditor Fiscal do Trabalho Einstein Almeida. Durante as ações fiscais, foram feitas orientações aos trabalhadores, engenheiros e prepostos das construtoras. Os Auditores Fiscais do Trabalho percorreram os diversos ambientes das obras, incluindo, vestuários, banheiros, refeitórios, bebedouros, áreas de construção, dentre outras.

“Constamos nestas ações fiscais diversas infringências às normas de proteção do trabalhador. Em momento de pandemia, as falhas precisam ser evitadas ao máximo! Nosso intuito nestas atividades é contribuímos com a nossa expertise, para a garantia de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro, para os trabalhadores, para os clientes, fornecedores destas obras e sociedade em geral. A garantia da proteção à saúde dos trabalhadores, neste instante, pode ser a diferença entre a vida e a morte”, finalizou Einstein Almeida.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.