MARANHÃO

No Maranhão: Depois de colapso nas UTIs, Imperatriz chega a ocupação máxima em leitos clínicos

G1 – Depois de colapso em relação ao leitos de UTI exclusivos para o tratamento do novo coronavírus, a cidade de Imperatriz enfrenta outra ocupação máxima na rede estadual. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Maranhão, todos os leitos clínicos da cidade estão ocupados.

A cidade de Imperatriz possui 66 leitos clínicos na rede estadual e quem precisar desse tipo de suporte terá que entrar em uma fila de espera. Os leitos clínicos são recomendáveis normalmente para pacientes com sinais clínicos moderados da Covid-19.

Pacientes em estado grave são direcionados para UTI, que, em Imperatriz, teve colapso nesta sexta-feira (22) com carga máxima alcançada. Segundo a SES, nas últimas horas foram oferecidos mais 10 leitos e no boletim divulgado na última noite apenas quatro estavam disponíveis.

Epicentro da doença no Maranhão, a Grande São Luís não mostra números diferentes. Mesmo com alta de leitos de UTI exclusivos para o tratamento do novo coronavírus a taxa de ocupação da rede estadual segue sempre se avizinhando a um colapso. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Maranhão, de quinta (21) para esta sexta-feira (22) foram oferecidos mais cinco leitos de UTI para capital e, mesmo assim, a taxa de ocupação segue alta: 94,35% e apenas 13 leitos disponíveis.

Em relação a ocupação dos leitos clínicos da capital maranhense a taxa também vem subindo e agora é de 80,96%. São 609 leitos ocupados dos 752 que a rede estadual possui na Região Metropolitana.

Nas demais regiões do estado os leitos de UTI tem taxa de ocupação que segue pelo mesmo caminho: 70,80%. Dos 90 leitos espalhados pelo Maranhão 33 estão livres. Em relação aos leitos clínicos no interior do Maranhão são 289 leitos na rede estadual. Destes, 186 estão ocupados (64,36%).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que mais 29 mortes, por conta da Covid-19, foram confirmadas nas últimas 24h no Maranhão. O estado tem agora 722 mortes pela doença, 18.767 casos confirmados e 3.889 curados.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp