menu

Brasil

27/04/2015


3º Festival da Juventude Rural reunirá cinco mil

Cinco mil jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Brasil e também delegações de 10 países da América Latina se reunirão por quatro dias na capital federal para um grande evento de diálogo e integração: o 3º Festival da Juventude Rural, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). Entre os dias 27 e 30 de abril, a juventude do campo, da floresta e das águas debaterá temas fundamentais para o nosso país: a luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina. “Esta será uma grande oportunidade para fortalecer e tornar visíveis as reivindicações dos jovens do campo”, afirma o presidente da CONTAG, Alberto Broch.

Painéis temáticos de debates, atividades esportivas e noites culturais com música e apresentações artísticas fazem parte da programação do Festival, assim como um ato político na Esplanada dos Ministérios, no dia 30 de abril. Para a secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, o 3º Festival da Juventude Rural será um espaço para afirmar à sociedade e aos governos latino-americanos a importância da juventude trabalhadora rural para a soberania e segurança alimentar do planeta, bem como, para o desenvolvimento sustentável do nosso país.

Na abertura do evento está prevista a presença de representante do governo federal para entregar aos jovens as respostas para as reivindicações incluídas na Carta-Proposta da Juventude Rural. O documento foi entregue aos ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e da Secretaria de Juventude da Presidência da República, Gabriel Medina no dia 18 de março. A juventude rural brasileira está mobilizada e trará para Brasília toda a força de sua luta!.


3º FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL
Data: 27 a 30 de abril
Local: Parque de Exposições do Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Sugestão de entrevista: Alberto Broch, presidente da Contag; Mazé Moraes, secretária de Jovens Trabalhadores (as) Rurais.

Programação:

27 DE ABRIL – SEGUNDA-FEIRA
15h – Abertura política do 3º Festival da Juventude Rural
20h – Noite Cultural – Inauguração da feira da juventude rural

28 DE ABRIL – TERÇA-FEIRA
08h – Conferência: Juventude na luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina. Conferencistas: presidente da UNE, Vic Barros, e o consultor da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam), Luiz Caputo.
14h – Atividades Simultâneas:
– Painéis Temáticos:
1)Terra, Agroecologia e organização da produção.
2)Educação do campo e políticas de esporte, cultura e comunicação.
3)Participação social e organização sindical
4)Trabalho decente para a juventude assalariada rural.
5)Sucessão rural na perspectiva de gênero e geração.
– Seminário Internacional
20h – Noite Cultural
– Ato político “Mulheres jovens em Marcha”

29 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA


08h – Atividades simultâneas:
– Oficinas pedagógicas e culturais
– Atividades esportivas e brincadeiras tradicionais (Minas Brasília Tênis Clube)
14h – Atividades simultâneas:
– Oficinas pedagógicas e culturais
– Atividades esportivas e brincadeiras tradicionais (Minas Brasília Tênis Clube)
20h – Noite Cultural

30 DE ABRIL – QUINTA-FEIRA
09h – Ato Político na Esplanada dos Ministérios e Congresso Nacional
 

Notícias relacionadas