menu

Sergipe

25/06/2015


73% dos presos em SE estão encarcerados sem condenação

Sete em cada dez presos em Sergipe estão encarcerados sem terem sido julgados ou condenados. É o que mostra o relatório do Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias), do Ministério da Justiça, um sistema de informações estatísticas atualizado pelos gestores dos estabelecimentos penitenciários desde 2004.

Os dados fazem referência ao primeiro semestre de 2014.


Os dados apresentados mostram que Sergipe é o Estado com mais presos provisórios do País. O relatório aponta que 73% dos presos no Estado estão encarcerados sem condenação. No Brasil, são cerca de 41% das pessoas privadas de liberdade são presos nesta situação. Significa dizer que quatro em cada dez presos estão encarcerados sem terem sido julgados e condenados.


Quanto à taxa de aprisionamento, o relatório apontou que em Sergipe existem 194 presos para cada 100 mil habitantes. Em média, a taxa brasileira é de 300 presos para cada cem mil habitantes aproximadamente.


O Infopen relata ainda que o número de presos é consideravelmente superior às quase 377 mil vagas do sistema penitenciário, totalizando um déficit de 231.062 vagas e uma taxa de ocupação média dos estabelecimentos de 161%. Em outras palavras, em um espaço concebido para custodiar dez pessoas, existem por volta de 16 indivíduos encarcerados. 

Jornal da Cidade

Notícias relacionadas