menu

Brasil

12/12/2016


91% dos brasileiros são contra eleição indireta, aponta pesquisa

O brasileiro não aceita eleição indireta para escolher um eventual substituto de Michel Temer, aponta levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta segunda-feira 12.

O instituto fez a seguinte questão aos entrevistados: "Se Michel Temer por algum motivo perder o mandato a partir de 2017, o substituto deve ser escolhido de forma indireta pelo Congresso ou seja, só por deputados e senadores, como manda a Constituição ou por meio de eleições diretas, pela população?"

Na resposta, 90,8% dos entrevistados escolheram eleição direta, ou seja, pela população, enquanto apenas 6% escolheram indireta. Outros 3,2% não sabem ou não responderam.

Quase metade dos brasileiros (49%) disse ainda que, para as próximas eleições, prefere votar em um candidato que nunca tenha participado da política. Outros 32,2% preferem alguém já com carreira consolidada na política.

A pesquisa foi feita com 2.016 eleitores, em 152 municípios de 24 estados e o Distrito Federal entre os dias 6 e 8 de dezembro. Confira aqui.

Brasil 247

Notícias relacionadas