menu

Alagoas

18/01/2017


Ação conjunta flagra crimes ambientais no Litoral Norte

Dando continuidade à operação conjunta de fiscalização na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram diversas ações na região nos últimos três dias. Nesse período, foram constatadas diversas irregularidades, como extração ilegal, veículos trafegando na faixa de areia e outros. Os responsáveis foram devidamente autuados.

De acordo com o IMA, na última terça-feira (17), em Porto de Pedras, os fiscais interditaram uma extração de argila funcionando em área de encosta e lacraram uma retroescavadeira encontrada no local. Os responsáveis foram identificados na hora e autuados em R$ 30 mil por falta de licença e degradação ambiental.

Já na segunda-feira (16), o dono de uma motocicleta foi multado em R$ 500 por circular na Praia de Japaratinga. Além disso, a equipe monitorou a Piscina Natural de Japaratinga, junto à prefeitura municipal, com a finalidade de demarcar os limites de acesso à região. No domingo (15), os fiscais multaram os responsáveis de quadro motocicletas, dois carros e um quadriciclo por trafegarem em praia.

A perspectiva é que a operação, que começou em dezembro de 2016, aconteça até o final do verão para verificar denúncias de infrações ambientais na região da APA Costa dos Corais.
Toda a operação conta ainda com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Segundo Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, como se trata de uma APA federal, a gestão é do ICMBio, mas os dois órgãos poderão fazer os procedimentos de autuação em caso de constatação de infrações.

Notícias relacionadas