menu

Cultura

03/02/2016


Alceu é homenageado em Olinda e tem “Luneta do Tempo” como tema no Carnaval

O carnaval 2016 de ALCEU VALENÇA tem A LUNETA DO TEMPO como tema. Inspirado nos personagens circenses e cangaceiros do filme (escrito e dirigido pelo cantor, com estreia nacional no dia 24 de março), a folia valenciana reúne os gêneros que consolidam a força e a identidade do carnaval pernambucano. E tome frevo-de-bloco, frevo-de-rua, frevo-canção, caboclinhos, maracatus e cirandas.

Este ano, o cantor será o homenageado do Carnaval de Olinda, onde se apresenta na quinta (dia 4). Antes disso, sábado (30), o capitão comanda o bloco Bicho Maluco Beleza pelas ruas de São Paulo, com participação de Fafá de Belém no desfile que acontece na região do Ibirapuera.

Lampião e Velho Quiabo, poeta e carnavalesco, romântico e transgressor, o Valença de sempre está mais Alceu do que nunca. Na lente da Luneta foliã, circenses e passistas se espalham por palco e plateia, emprestando lirismo e fantasia cinematográficos ao maior carnaval do Brasil.

Se o frevo fornece as matrizes do roteiro nos palcos, “Bicho Maluco Beleza”, “Voltei Recife”, “Bom Demais”, “Diabo Louro”, “Me Segura Que Senão Eu Caio”, “Segura a Coisa”, “Beijando a Flora” e a versão carnavalesca do mega hit “Tropicana” garantem um plano sequencia de tirar o fôlego.

Dos ritmos sincopados do Recife aos sons rurais da zona da mata, Valença muda o ângulo e apura o foco das zabumbas de bombos e o ranger dos ganzás em seu “Maracatu”. Neorrealismo nos canaviais.

Musa da Nouvelle Vague tropical, “Belle de Jour” protagoniza, em versão cirandeira, a fusão entre a praia de Boa Viagem e as areias da Ilha de Itamaracá, ao lado das Cirandas de Lia e da Aliança.

Pelas imagens de Olinda, Lisboa e Luanda do “Pirata José”, ou sob a bruma leve que envolve “Anunciação”, a mística da folia pernambucana dinamiza seu alcance a cada fevereiro em que Alceu e seu elenco comandam a festa no Marco Zero e demais polos do interior e da capital.

Alceu Valença encena seu carnaval ao lado de Paulo Rafael (guitarra), Tovinho (teclados), Nando Barreto (baixo), Cassio Cunha (bateria) e Jean Dumas (percussão), além de um vigoroso naipe de metais. O Oscar da academia pernambucana de folia está mais que garantido.

ALCEU VALENÇA CARNAVAL 2016:
SÁBADO, 30/01 – SÃO PAULO (SP)
DOMINGO, 31/01 – BOM CONSELHO (PE)
QUINTA, 04/02 – OLINDA (PE)
SEXTA, 05/02 – NATAL (RN)
DOMINGO, 07/02 – BEZERROS (PE)
SEGUNDA, 08/02 – BRASÍLIA TEIMOSA (PE)
TERÇA, 09/02 – CARVALHEIRA (PE)
TERÇA, 09/02 – MARCO ZERO (PE)

 

Assessoria

Notícias relacionadas